Confiança empresarial tem alta em novembro, mostra FGV

Veículo: Valor Econômico

Seção: Brasil

A confiança empresarial subiu em novembro e retornou ao nível de maio de 2014, apontou a Fundação Getulio Vargas (FGV). O Índice de Confiança Empresarial (ICE) teve aumento de 1,5 ponto no penúltimo mês de 2017, para 91,8 pontos. “Gradualmente a confiança empresarial avança e se aproxima de níveis compatíveis com períodos de expansão econômica”, afirma Aloisio Campelo Jr., superintendente de Estatísticas Públicas do Ibre-FGV. “A aceleração da melhora das percepções sobre a situação atual nos últimos meses deu mais consistência à tendência recuperação da confiança em 2017.

Do lado das expectativas, chama atenção em novembro o fato de que pela primeira vez em três anos há mais empresas prevendo aumentar que reduzir o total de pessoal ocupado nos meses seguintes.” Em novembro, houve melhora das avaliações em relação à situação atual e das expectativas para os meses seguintes. A alta de 1,1 ponto do Índice de Expectativas (IE-E), para 98,5 pontos, levou este indicador ao maior nível desde dezembro de 2013 (100,3 pontos), disse a FGV. Já o Índice da Situação Atual (ISA-E) subiu 0,7 ponto, para 86,7 pontos. Após a quinta alta consecutiva, acumula ganho de 13,7 pontos no ano e atinge o maior patamar desde dezembro de 2014. A confiança empresarial avançou em dois dos quatro setores que integram o ICE, Indústria, Serviços, Comércio e Construção.

A maior contribuição para a melhora da confiança em novembro foi dada pela Indústria (1,4 ponto), seguida por Construção (0,1 ponto). Difusão Em novembro, a confiança aumentou em 49% dos 49 segmentos pesquisados pelo Ibre para compor o índice de confiança. Considerando as médias móveis trimestrais, a proporção de segmentos em alta na margem é de 60% do total. Para essa edição do ICE, foram coletadas informações de 4.923 empresas entre 1º e 27 de novembro.