Colombo mantém política de incentivo aos têxteis

Veículo: Jornal Metas

Seção: Notícias

Na tarde de terça-feira (21), o governador Raimundo Colombo (PSD) se reuniu com a classe empresarial em especial os da indústria têxtil. O encontro teve como pauta o debate sobre a politica fiscal do Estado e as ações visando a competividade da economia catarinense. A iniciativa foi do Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau (Sintex), com apoio da Fiesc, Acib, Intersindical Patronal e Sindicatos Têxteis catarinenses, e foi realizado no Auditório do CEB - Centro Empresarial Blumenau.

Na abertura do evento, o presidente do Sintex, José Altino Comper, reforçou o desejo da classe empresarial para que o governador não altere a atual politica fiscal, bem como, mantenha os benefícios. “Manter a competitividade é fundamental. No Nosso entendimento, o governo vem fazendo as correções necessárias. Mexer nos benefícios,  vai prejudicar a indústria de Santa Catarina”, afirmou Comper.

Ele destacou ainda que os números do setor reforçam a importância da indústria têxtil para a economia catarinense. “Só no setor de confecções, temos mais de 16 mil empresas. Geramos 162 mil empregos diretos, e abrimos 10 mil novas vagas nos últimos meses. Temos que tomar as medidas necessárias para dar continuidade ao bom trabalho”, disse Comper antes de pedir diretamente ao governador a manutenção da atual alíquota de ICMS e benefícios.

Antes de responder à principal demanda dos empresários, o governador Colombo apresentou alguns dados da economia catarinense, salientando o esforço do governo no apoio ao setor produtivo catarinense. Entre os dados apresentados, Colombo apontou o nível de desemprego – 6,7% - o menor do país, e a criação de novas vagas de emprego. “Nos últimos meses abrimos 46 mil novas vagas em Santa Catarina, isso representa 22% de todas as vagas  abertas no Brasil. Por isso, seria um erro alterar a fórmula que está dando certo”, afirmou Colombo ao garantir que os incentivos ao setor serão mantidos.

Ao final do encotro, Comper agradeceu a presença e o apoio do governador às demandas dos empresários. “Foi em evento positivo. Estou muito feliz com tudo que debatemos aqui, principalmente com o compromisso do governador conosco. Precisamos aproximar ainda os diversos setores na busca pela solução da economia. A solução somos todos trabalharmos juntos: empresários, trabalhadores e governo”, finalizou. O prefeito Kleber Wan-Dall (PMDB) e sua equipe estiveram presentes no evento representando Gaspar.

Jorge Larceda
Já com a principal demanda do encontro atendida, Colombo falou sobre a situação da Rodovia Jorge Lacerda. Poucos antes da fala do governador, o vice-presidente regional da Fiesc, Ronaldo Baumgarten Jr, fez um posicionamento duro sobre a revitalização da Jorge Lacerda
“A região só poderá comemorar a revitalização caso a obra também contemplasse os trechos de Ilhota, Gaspar e Blumenau”, reclamou. O governador explicou que o pedido seria impossível de ser atendido no atual contrato, mas garantiu que irá buscar soluções para contemplar também essa demanda.