Diretor da ABVTEX esclarece pontos do programa de certificação para fornecedores do varejo de moda

A Comissão Multissindical de Normas, grupo composto por representantes de empresas associadas a oito sindicatos das indústrias têxteis de Santa Catarina, reuniu-se na sede do Sintex nesta quinta-feira, dia 26. O encontro teve a presença de Edmundo Lima, diretor-executivo da ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil).

O executivo fez uma breve apresentação da ABVTEX e explicou sobre o programa de certificação da entidade, cujo objetivo principal é o combate ao trabalho análogo ao escravo e infantil. Outros pilares da Associação são a redução da informalidade no setor e o desenvolvimento da cadeia do vestuário, composta majoritariamente por micro e pequenas empresas – 97%.

Lima apresentou também novidades da ABVTEX, como a divulgação ainda no mês de novembro, dentro do site da entidade, da lista de fornecedores certificados. Atualmente, são cerca de 4 mil empresas certificadas pela ABVTEX e as indústrias de Santa Catarina representam 48% do total de certificações nacionais. Segundo Lima, é o estado com maior participação em empresas certificadas.

A Abvtex representa grandes varejistas nacionais de moda, com produtos voltados para diferentes públicos, como C&A, Forever 21, Cia. Hering, Marisa, Inbrands, Renner, Restoque, Riachuelo e Zara (Inditex), entre outras marcas.

A coordenadora da Comissão Multissindical de Normas, Rita Cassia Conti, destacou a importância do papel da ABVTEX, pois a informalidade é uma grande concorrente desleal do setor. Durante o encontro também foram levantadas necessidade de melhorias no processo de certificação, como o treinamento de auditores e também a marcação das auditorias, que não preveem um prazo para serem realizadas após o agendamento.

Comissão Multissindical de Normas

Com o objetivo de debater questões relacionadas a normatizações técnicas da área têxtil e de confecção, o Sintex participa da Comissão Multissindical de Normas desde que foi criada. O grupo é formado por representantes de indústrias têxteis associadas ao Sintex e a demais sindicatos patronais do segmento, nas cidades de Rio do Sul, Joinville, Brusque e Criciúma.