Confiança empresarial volta a crescer

Veiculo: Valor Econômico.

Seção: Brasil.

Impulsionado por movimento mais disseminado de recuperação na economia, o Índice de Confiança Empresarial (ICE) avançou 1,3 ponto entre agosto e setembro para 87,3 pontos, o maior nível desde dezembro de 2014 (87,6 pontos) e a terceira alta consecutiva. Na comparação com igual período do ano passado, o ICE cresceu 6,6 pontos.

Para o superintendente de estatísticas públicas do Ibre-FGV, Aloisio Campelo, responsável pelo cálculo do índice, o crescimento da confiança empresarial é uma tendência que "veio para ficar".

O ICE abrange índices de confiança dos quatro macrossetores cobertos pelas sondagens empresariais produzidas pela FGV - indústria, serviços, comércio e construção. Em setembro, a confiança avançou em todos os grandes setores. A maior contribuição para a alta de 1,3 ponto do ICE no mês foi dada pelo comércio (0,6 ponto), seguido pelo setor de serviços (0,5 ponto). A indústria e a construção contribuíram com 0,1 ponto cada.