O QUE AS MARCAS DE VAREJO DIZEM SOBRE DIVERSIDADE E “CURA GAY”

Veículo: No Varejo

Seção: Cotidiano

Tudo começou com Rozangela Alves Justino, uma psicóloga que teve seu registro profissional cassado em 2009 por oferecer “terapias para curar a homossexualidade”, a tal da “cura gay”. A cassação teve como referência uma resolução do Conselho Federal de Psicologia que, em outras palavras, determina que os psicólogos não podem exercer qualquer ação que “favoreça a patologização de comportamentos ou práticas homoeróticas, nem adotarão ação coercitiva tendente a orientar homossexuais para tratamentos não solicitados”.

A ideia do Conselho, ao contrário, é que os profissionais sejam agentes de promoção a reflexão sobre o preconceito. Contrariada, Rozangela entrou com ação para, dentre outras coisas, derrubar essas regras do Conselho.

O caso teve o seu desfecho no último dia 15, quando o juiz Waldemar Cláudio de Carvalho, da 14ª Vara do Distrito Federal, concedeu liminar que “libera” esse tipo de “terapia de reversão sexual”. Embora a ata da liminar não tenha citado de forma literal a homossexualidade como doença, foi claro em relação em defender a alteração da resolução do Conselho.

E se está liberada atendimentos para “(re)orientação sexual”, como diz o texto, de forma indireta, essa liberação indica a homossexualidade como doença.

E estava dada a polêmica.

Desde então, as redes sociais brasileiras não pararam. Memes, mensagens e vídeos de protesto e ironia sobre a decisão vieram de todos os lados. E não foram apenas artistas e pessoas comuns que se posicionaram.

O que as marcas dizem

NOVAREJO conversou com diversas marcas sobre o assunto para entender como elas se posicionam em relação ao tema. Por que? Simples: o tema da diversidade de gênero é (ainda bem!) pauta no mundo corporativo, demanda forte de uma geração de consumidores que exige transparência e é intolerante a preconceitos de diversos níveis.

Marcas descoladas e muito ligadas ao público jovem, a Imaginarium e a Reserva se posicionaram publicamente em suas páginas oficiais na internet. À NOVAREJO,  a Imaginarium afirmou que “acredita que a diversidade, o respeito e a liberdade são as chaves para um mundo melhor. O amor não precisa de cura. Lutemos, cada dia mais, por uma sociedade livre de preconceitos.”

A companhia relembrou, ontem (19), em sua página no Facebook, post feito para o dia da Luta contra a Homofobia em 2015.