Notícias

Ferramenta gratuita avalia práticas sustentáveis

O Texbrasil – Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e da Moda Brasileira, desenvolvido pela Abit em parceria com a Apex-Brasil – desenvolveu uma ferramenta de autodiagnóstico gratuita para avaliação de práticas em sustentabilidade empresarial, a Tex Index Brasil.

A plataforma funciona online e foi lançada no dia 13 de setembro, na Abit, com uma palestra de Taís Faria Brandão, especialista em Inovação na Criação de Valor da GVces (FGV), sobre a sustentabilidade como fator de competividade: o projeto ICV Global. Além do painel “A cadeia têxtil e de moda na transição para uma economia circular”, ministrado por Dr. Weber Amaral, especialista em Economia Circular da Esalq da USP.

Com o Tex Index Brasil, empresas brasileiras do setor têxtil e de confecção podem descobrir seu nível de maturidade e traçar planos de ação, visando melhorias nas áreas de governança, meio ambiente e responsabilidade social. Uma vez preenchido o questionário, a companhia receberá um plano de ação exclusivo com indicações sobre as principais iniciativas de sustentabilidade que poderão ser implementadas em seus processos.

De acordo com a gerente executiva do Programa Texbrasil, Lilian Kaddissi, empresas que caminham em direção à sustentabilidade se tornam mais competitivas e melhor preparadas para os desafios do cenário global. “Assim elas têm operações mais eficientes, são mais capazes de administrar os riscos e aproveitar as oportunidades a que são expostas. Esperamos que essa seja mais uma ferramenta para colaborar com o desenvolvimento competitivo das empresas, visto que após o diagnóstico, elas poderão ter consultorias individuais com base no tema”, ressalta Lilian.

Para conhecer a ferramenta da Tex Index, acesse o site

(Com informações da Abit)



Compartilhe:

<< Voltar