Sintex participa de workshop que debateu o planejamento de SC

Aconteceu nesta terça, dia 12, na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Blumenau, o sétimo workshop regional SC 2030. Durante o evento, pequenos grupos divididos por áreas de conhecimento analisaram dificuldades e propostas para os desafios de Santa Catarina. Ao fim, foram apresentados os três principais pontos que necessitam de desenvolvimento na região por tema e apontadas as possíveis soluções em uma plenária para todos os participantes. Representando o Sintex, o membro do Conselho Superior, Ulrich Kuhn, participou do evento. Estiveram presentes 210 pessoas de 25 municípios da região.

Os números que serviram como base para cada grupo de debate nas temáticas de infraestrutura, empreendedorismo, meio ambiente, agricultura, saúde, assistência social, trabalho e habitação, educação, turismo, cultura, esporte, segurança e ciência tecnologia e inovação foram extraídos de trabalhos de pesquisas e estudos realizados por doutores, professores e pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Segundo o diretor da Secretaria de Estado de Planejamento Norton Broppré, os workshops macrorregionais tem seus objetivos bem específicos. “Identificar os obstáculos que travam o desenvolvimento macrorregional e propor ações estratégicas para resolver essas demandas até 2030. Este será um plano de desenvolvimento para os próximos três governos estaduais.”

O secretário executivo da ADR Blumenau, Emerson Antunes, analisou a importância de eventos como o workshop regional. “Estamos hoje com um privilégio e uma responsabilidade. Privilégio em poder ajudar na criação de políticas públicas para o nosso futuro. E a responsabilidade como participantes deste workshop de destacarmos os principais pontos a serem melhorados na nossa região.”

Estiveram envolvidas e representadas, juntamente com os municípios de suas abrangências, as ADRs de Blumenau, Timbó, Brusque, Joinville, Jaraguá do Sul e Itajaí.

O plano de Desenvolvimento SC 2030, segundo a Secretaria de Planejamento, tem previsão de entrega e aprovação para o governador do Estado, Raimundo Colombo, para o fim deste ano.

Com informações e foto de: Ricardo Lunge / ADR Blumenau