“Sou de Algodão” inicia a segunda fase do projeto e busca parceiros

Veículo: ABIT

Seção: Notícias

A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) já deu a largada para a segunda etapa do movimento Sou de Algodão desenvolvido pela consultoria Markestrat. Com o apoio institucional da Abit, a ideia é conscientizar a indústria e os consumidores dos benefícios dessa matéria-prima produzida nacionalmente.

Se no primeiro momento a estratégia era alcançar estilistas, designers e promotores de eventos de moda, agora a Abrapa abre o leque para levar a informação às universidades, criar ações no PDV e na mídia, além de engajar empresários, marcas e redes varejistas na ação. Para isso, a entidade convida a fazer parte da campanha todas as marcas que respeitam diretrizes de sustentabilidade e adotam boas práticas sociais e ambientais, que tenham como premissa o respeito ao trabalhador e o uso racional dos recursos materiais e de energia. O objetivo desse trabalho é, através da informação, da divulgação das vantagens da matéria- prima e da associação positiva entre os atributos da fibra e os de quem a usa, fomentar o consumo no mercado interno.

Para fortalecer movimento, a Abrapa abre a possibilidade de parcerias e tem se reunido com diversas empresas para apresentar o projeto, com o objetivo de angariar parceiros e apoiadores. Poderão fazer parte do “Sou de Algodão” produtos com, pelo menos, 70% de algodão na composição de seus tecidos. As marcas parceiras receberão todo o suporte em materiais de ponto de venda, para identificar os produtos participantes do movimento, em suas lojas, assim como outros materiais para divulgação em ambiente digital.

De acordo com o presidente da Abrapa, Arlindo de Azevedo Moura, a ideia dos encontros é envolver a cadeia produtiva. "Queremos que mais empresas e instituições abracem o projeto, porque ele é benéfico de ponta a ponta da cadeia. Uma das características do setor do algodão é a capacidade de enxergar longe e investir em bons projetos", diz o presidente. "Nosso algodão é sustentável ambiental, social e economicamente graças ao engajamento geral de quem participa do processo produtivo. Ao mesmo tempo, somos reconhecidos mundialmente como uma origem de qualidade da commodity, o que pode gerar preferência no ponto de venda", complementa.

Como marco dessa nova fase a Abrapa elegeu o estado de Goiás, grande polo produtor de roupas e dono de um parque fabril de quase 10 mil empresas de confecções, para ser o piloto em uma parceria que envolve tanto o apoio à criação de moda, quanto um trabalho de conscientização entre lojistas e consumidores. Por isso, a entidade, através do movimento “Sou de Algodão”, dá suporte ao primeiro fashion coworking de Goiás, e um dos pioneiros no país, o Clube de Costura, que foi inaugurado em maio.

O projeto “Sou de Algodão” foi lançado como campanha na 42ª edição do SPFW, em outubro de 2016. Os estilistas Alexandre Herchcovitch e Martha Medeiros, e o fundador do SPFW, Paulo Borges, são os padrinhos da iniciativa.