Cultura de feedback assertivo potencializa talentos dentro da empresa

Gestores da Brandili Têxtil são treinados para identificar perfis com capacidade para cargos estratégicos

Saber como conversar com os colaboradores nas mais diferentes situações pode mudar o rumo do desempenho do seu negócio e dos relacionamentos dentro de uma organização. Na busca pela melhoria e desenvolvimento coletivo ou individual, cada vez mais as empresas acabam capacitando os gestores para que um feedback assertivo esteja inserido dentro do ambiente de trabalho.  A Brandili Têxtil, hoje com mais de 1,2 mil colaboradores divididos em duas unidades operacionais e um centro administrativo, tem essa cultura consolidada há anos.  "Constantemente tratamos desse tema com nossas lideranças. Trabalhamos muito as formas de feedback e como desenvolver cada uma delas. Seja ele formal, que é feito a partir de uma avaliação de desempenho, na qual demonstramos através de resultados e mensuração; e o informal, que é o dia a dia, com falas e expressões que fazemos e temos a todo momento com nossas equipes", explica a coordenadora de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Brandili, Jesiele Cristina Chaves Cabral Stanchak.

Mas além de ter essa cultura inserida, é preciso renová-la para que esses feedbacks gerem cada vez mais resultados práticos no desenvolvimento das equipes, sendo usados como ferramenta estratégica para recuperar performance e potencializar talentos. Neste mês, os gestores da Brandili passaram por um curso sobre o tema. Um treinamento prático, experimental, vivencial e de construção de conhecimentos. A nova metodologia ensina os gestores a também analisarem o potencial dos colaboradores, ou seja, mapear dentro da equipe pessoas que tenham perfil para assumir cargos mais estratégicos. "A partir do próximo, já colocaremos essa metodologia em prática. O objetivo é não apenas ensinar, mas construir e aperfeiçoar o perfil do líder Brandili, que saberá identificar novos talentos, trabalhando pelo crescimento da empresa como um todo", finaliza.

Eliani Folquening é Supervisora de Subcontratação e foi uma das participantes do treinamento. Para ela, momentos como esse trazem uma rica troca de experiências, além de um aprendizado através de dinâmicas para colocar em prática várias dicas e técnicas. "Esse curso veio para nos trazer mais aperfeiçoamento na hora de desenvolver e aplicar o feedback com responsabilidade e engajamento, através dele é que conseguiremos fornecer informações para o colaborador melhorar e com isso atingir melhor os objetivos de crescimento dentro da organização", completa.