Notícias

Presidente do Sintex participa de evento sobre qualidade do algodão nacional

O presidente do Sintex e diretor-presidente da Círculo S/A, José Altino Comper, participou do V Workshop da Qualidade do Algodão, em Cuiabá (MT), nos dias 17 e 18 de agosto. O evento, promovido pela Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), abordou novas aplicações do algodão no mundo, tecnologias e inovação. Além disso, durante o evento foi apresentada a Escola de Beneficiamento, que a Ampa e o Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt) estão construindo no Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica do Núcleo Regional Sul, em Rondonópolis (a 210 km da capital).

A programação incluiu ainda visitas a áreas de produção e beneficiamento do algodão, em Campo Verde. “Foi um evento muito interessante, com a presença não apenas dos produtores, mas também de representantes de grandes indústrias, a maioria, inclusive aqui do Vale do Itajaí”, destacou Comper.

O diretor-presidente da Incofios, Vitor Luiz Rambo, por exemplo, foi um dos debatedores do workshop sobre novas aplicações do algodão no mundo. Também participaram do evento representantes da Buddemeyer e Karsten.

Algodão no Brasil

Hoje Mato Grosso responde por 67% da pluma produzida no Brasil, que é um dos cinco maiores produtores e exportadores mundiais. São cerca de 120 algodoeiras e o beneficiamento é uma etapa fundamental para a qualidade da pluma. Se não for feito de forma correta, pode causar tanto dano à qualidade quanto a chuva na lavoura no momento inadequado. O projeto da Escola de Beneficiamento visa proporcionar melhorias ao processo e, consequentemente, melhorar ainda mais o algodão brasileiro.

Fotos: Lucas Ninno
Com informações da Assessoria de Comunicação da Ampa



Compartilhe:

<< Voltar