Sintex participa de reunião do Comitê da Duplicação da BR-470

O presidente do Sintex, Ulrich Kuhn, participou da última reunião do Comitê da Duplicação da BR-470, que reuniu aproximadamente 20 entidades sindicais e empresariais de Vale do Itajaí, no dia 18 de julho, em Blumenau. Coordenador do Comitê, o ex-prefeito e economista Felix Theiss apresentou todos os passos, desde a primeira reunião promovida em março deste ano, as conversas com Dnit e Ministério dos Transportes e as cobranças ao Fórum Parlamentar Catarinense. O encontro contou também com a presença do deputado federal João Paulo Kleinubing.

Líder da bancada catarinense, o deputado apresentou o plano do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação, que contempla as BRs 470, 280 e 153. O estudo traz o mapa de localização das praças de pedágios; o cenário da concessão para 30 anos; um comparativo de tarifas, cujo valor ainda está em discussão; e as principais melhorias a serem realizadas nos 502 quilômetros de duplicação, que inclui 103 quilômetros de ruas laterais, 105 acessos a cidades e 55 passarelas.

Apesar de garantir que o Fórum Parlamentar Catarinense está empenhado em resolver o problema da BR-470, Kleinubing afirma que não vê outra solução em curto prazo que não seja a concessão. “É a única alternativa viável. Quanto mais para frente empurrarmos o projeto de concessão, mais tempo vai levar para termos a rodovia pronta”, afirmou. Segundo o deputado, a meta agora é acelerar o processo para realizar a audiência pública ainda este ano, e assim possibilitar que a licitação ocorra no primeiro semestre de 2018.

A próxima ação programada pelo Comitê da Duplicação da BR-470 será o lançamento de uma campanha de outdoors. A partir do dia 8 de agosto, cerca de 30 painéis serão espalhados no trajeto de 73 quilômetros entre Navegantes e Indaial, trecho onde as obras da duplicação estão sendo executadas em ritmo lento.

Com informações do Sindilojas Blumenau.