Parceria entre Brandili Têxtil e Uniasselvi revela como é o mercado de trabalho para alunos

Estudantes do curso de Publicidade e Propaganda puderam elaborar o planejamento de uma marca

Ter a oportunidade de conhecer o mercado de trabalho de perto durante a faculdade, muitas vezes, pode fazer a diferença na carreira de um jovem. Essa compreensão sobre como é o universo no meio em que se pretende atuar profissionalmente, além de trazer experiência, proporciona aperfeiçoamento e expansão de conhecimentos práticos. Ou seja, um verdadeiro “upgrade” para o início dessa longa jornada que se tem pela frente.

Para mostrar essa realidade do mercado aos alunos do 8º período do curso de Publicidade e Propaganda, a Uniasselvi Blumenau fez uma parceria com a Brandili Têxtil, empresa focada em moda infantil. O desafio proposto para os estudantes era o planejamento para o lançamento da nova marca teen da empresa, a Young Class, para todos os públicos, utilizando os canais de comunicação da Brandili e, é claro, com uma verba fictícia bem definida.  “Os alunos formaram equipes como se fossem uma estrutura de uma agência de publicidade e, além do briefing (resumo das informações necessárias para a realização dos trabalhos) repassado por nós, entravam em contato por e-mail conosco questionando informações complementares. Esse contato deu grande noção aos futuros publicitários de como agências trabalham o atendimento com as empresas”, explica Camila Felício, coordenadora de Marketing da Brandili.

Ao todo, foram três meses de trabalho junto com a Brandili e a iniciativa contou com o apoio da universidade e da professora Camila Fiamoncini, que ministra a disciplina de Atendimento e Planejamento de Campanha. Agora, no dia 09 de junho, os alunos apresentarão os trabalhos para a equipe de Marketing da empresa, que escolherá as duas equipes que se destacarem. “A parceria foi enriquecedora para ambos os lados. Além da troca de conhecimento, nesses três meses os alunos puderam entender o processo de análise de mercado e demanda, planejamento, orçamentos e o lançamento final. Exatamente como funciona com a nossa equipe de Marketing”, finaliza Felício.

Os dois grupos vencedores terão mais uma oportunidade de se envolver com o mercado de trabalho. Os escolhidos poderão fazer um estágio de uma semana na Brandili Têxtil, em Blumenau, onde fica o Centro Administrativo, e também na agência de comunicação da empresa, a E21, localizada em Porto Alegre (RS). Durante essas duas semanas, os estudantes poderão acompanhar o desenvolvimento da campanha de Inverno 2018 que será lançada para o mercado nacional, participando da preparação da campanha de fotos, planejamento e execução da campanha.