Duplicação da BR-470 é tema de reunião no CEB

O Comitê da Duplicação da BR- 470 promove um encontro no Auditório do CEB – Centro Empresarial Blumenau, na próxima segunda-feira (15), às 15h. O objetivo da reunião é apresentar o movimento, liderado pelo Sindilojas de Blumenau, que visa mobilizar forças empresariais e políticas para concluir com urgência a obra de duplicação da rodovia, entre Navegantes e Indaial. O Comitê é liderado pelo empresário e ex-prefeito de Blumenau, Félix Theiss.

Além da classe empresarial, devem participar da reunião deputados estaduais, federais, senadores e prefeitos da região. Diariamente, o trajeto entre Blumenau e Gaspar recebe uma média de 35 mil veículos. Dada a importância da obra para a região, mais de 40 entidades do Vale estão envolvidas na mobilização.

A BR-470

Estimativas indicam que pelo menos 55% das exportações do Porto passam pela BR-470. A movimentação para exportação chega a 4,8 milhões de toneladas, totalizando US$ 6,7 milhões. De importação foram 2,4 milhões de toneladas, somando US$ 5,4 milhões. O custo com acidentes em 2016 soma cerca R$ 125 milhões. Foram 1,7 mil mortes registradas entre 2000 e 2017.

A obra orçada em 1,5 bilhões começou em 2013 e até o momento está praticamente parada entre os lotes 1 e 4 – que compreende o trecho de 73 quilômetros de Navegantes a Indaial. A previsão inicial de conclusão era 2017. A nova estimativa para o término da duplicação é apenas em 2022.