Notícias

Centro Empresarial Blumenau foi inaugurado oficialmente nesta terça

Oito sindicatos e entidades empresariais da região integram o empreendimento, que teve início em 2013.

Foi inaugurado oficialmente ontem (21), o CEB - Centro Empresarial Blumenau. O empreendimento, situado no bairro Vorstadt, congrega oito sindicatos e entidades empresariais da região. Em 6.600 metros quadrados de área construída, a obra do prédio de oito andares foi iniciada em 2013. 

Em um discurso emocionado, o presidente do CEB, Ronaldo Baumgarten Jr., contou um pouco de sua história com o empreendimento. “Hoje estamos realizando mais um sonho. Lembro-me de já no fim da década de 80, quando meu pai era presidente da Acib, do projeto deste centro empresarial. Que honra viver esse momento! Assumi a presidência do CEB após o falecimento de Alcântaro Corrêa e devo a ele todo respeito e admiração por sua enorme participação na concretização dessa obra”, relembrou o executivo.

Baumgarten também comentou sobre os desafios que foram enfrentados e que muitas pessoas literalmente colocaram a “mão na massa” para a obra. “Nunca se falou tanto em cocriação, coparticipação, inovação. Nosso futuro depende de sabermos trabalhar em conjunto”, destacou sobre a importância do CEB.

O presidente da Fiesc, Glauco Côrte, também abordou a força do associativismo e a união de todas essas entidades como um dos pilares mais importantes do CEB e destacou ainda uma série de indicadores positivos da economia catarinense no mês de fevereiro. “No último mês tivemos um saldo positivo em todos os itens, como produção, exportação e geração de empregos.”

O prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, também enalteceu a presença de lideranças e a força do associativismo para vencer desafios. “Vejo aqui a característica de empreendedorismo e de união de esforços tão presentes na nossa região”, destacou.  

História

Para o presidente do CEB, a obra é um símbolo de união de uma classe que impulsiona Blumenau, o Vale do Itajaí e toda Santa Catarina. O vice-presidente do Centro e diretor executivo do Sintex, Renato Valim, conta que o primeiro terreno para o projeto foi adquirido em 1979, onde hoje está Hipermercado Big. “Com o desenvolvimento do entorno desta região, houve comprometimento do espaço para o projeto. Por isso, vendemos o terreno e buscamos um novo local, que é o que estamos hoje e foi adquirido em 2007”, conta Valim.

Futuramente, o espaço deve abrigar também eventos de interesse da classe empresarial. Outro projeto, conforme adianta Valim, é a construção de um heliponto, que poderá atender as entidades que estão no prédio e também o poder público.

Estrutura

O prédio do CEB conta com auditório para 180 lugares mais quatro cadeiras para portadores de necessidades especiais, 25 vagas de garagem coberta e mais 200 vagas de estacionamento descoberto, além de 20 vagas para motocicletas e também bicicletário. Além disso, conta com captação e utilização de água da chuva.

Entidades do CEB

Fazem parte do CEB atualmente as seguintes entidades:

- Simmmeb – Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Blumenau e Pomerode
- Acib – Associação Empresarial de Blumenau
- Sintex – Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem de Blumenau
- Sinduscon – Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Blumenau
- Setcesc – Sindicato das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina
- Sindasseb – Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas de Blumenau
- Sindigraf – Sindicato das Indústrias Gráficas de Blumenau
- Sincavi – Sindicato do Comércio Atacadista do Vale do Itajaí

(Fotos: Edson Pelence)



Compartilhe:

<< Voltar