2º Fórum Internacional de Clusters Têxteis tem palestrantes confirmados

Veículo: Portal da Cidade

Sessão: Notícias

Os preparativos para o Clustex – 2º Fórum Internacional de Clusters Têxteis Sul-Americano e Caribenho estão ainda mais intensos nestas semanas que antecedem o evento, que será realizado em Brusque de 8 a 10 de novembro. Na oportunidade, o Pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof (Fenarreco) receberá empresários, acadêmicos e convidados do Brasil e dos países participantes para discutir, nesses três dias, assuntos relacionados à cadeia têxtil e tecnologias das nações envolvidas, além de oportunidades de negócios com as empresas expositoras.

Para isso, o evento contará com Feira de Negócios, exposição de equipamentos, além de palestras e painéis com importantes discussões. O superintendente da ABIT, Fernando Pimentel, palestrará sobre ‘Panorama do Setor Têxtil na América do Sul e Caribe - Indicadores e Tendências’. O peruano Valdemar Jose Romero Chumbe, presidente-fundador do Clustex -Lambayeque Y Cluster Textives abordará em sua palestra o tema ‘Os Clusters - Paradigma do Desenvolvimento Regional Sustentável na América Latina’, com o caso prático ‘Dupla iniciativa de cluster no Peru (Encadeamento Produtivo entre Cluster Textil de Lambayeque e o Cluster Textil de Villa El Salvador - Lima Sur)’.

A colombiana Luz Mercedes Mejía López, da Câmara de Comércio de Medelín, também será uma das palestrantes do evento, e falará sobre a ‘Formação e Gestão de Clusters Têxteis para as MPE’.

Outro nome importante do evento é o presidente da Fampesc, Dr. Diogo Henrique Otero, que abordará o tema ‘Marcos regulatórios e tributação para exportação e importação na América do Sul e Caribe’. Já Patrícia Beller, trará ao evento a palestra sobre ‘Cluster el Chaco da Argentina’.

Outra importante palestra deste 2º Fórum é a de Adriana Cordeiro, secretária de Planejamento e Coordenação Geral do Governo do Estado do Paraná, que abordará sobre ‘Internacionalização de Empresas e Aspectos Culturais e Procedimentos’. Ulrich Kunn, presidente da SINTEX, também já confirmou sua presença como palestrante do evento.

Além disso, o Clustex contará com a palestra do Dr. Paulo Sérgio Suzart, que falará sobre ‘Compliance - A Nova forma de fazer negócios no Brasil e no Mundo’. Consultor em Compliance, Suzart é instrutor de Cursos/Palestras em Compliance (Anti-corrupção; FATCA; Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Combate ao Financiamento do Terrorismo). Instrutor responsável pela Certificação Internacional em Compliance (CERTIFICATE IN REGULATORY AND FINANCIAL CRIME COMPLIANCE) pela Associação Internacional de Compliance. Instrutor do International Compliance Training (Consultoria de Londres) na América Latina. Com experiência de vários anos como Compliance Officer em diversas Instituições Financeiras, Suzart é responsável pela implantação de Políticas e Procedimentos em instituições financeiras e Empresas em Compliance e Controles Internos. Membro de vários Comitês de Compliance; Ética; Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Combate ao Financiamento do Terrorismo, é docente do Instituto ARC – Auditoria, Gestão de Risco & Compliance, e também da LEC – Legal, Ethics and Compliance. Atua ainda como um dos coordenadores do Curso de Compliance Financeiro da LEC. Coordenador da Especialização em Prevenção à Lavagem de Dinheiro do Instituto ARC, é membro do Grupo de Estudos de Direito Penal Econômico e do Grupo de Estudos em Mercados e Investimentos da FGV Direito/SP.