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Crise econômica leva família a comprar no atacado, mostra estudo

Veículo: Folha de S. Paulo

As famílias estão recorrendo às compras no atacado para tentar driblar a inflação. Nos últimos dois anos, cresceu de 7% para 24% a fatia de consumidores que preferem comprar em atacadistas, como Assaí, Atacadão e Roldão, por exemplo, segundo um estudo da consultoria Quorum Brasil.

O preço mais baixo -em relação aos supermercados, minimercados e sacolões- é o principal atrativo dos atacadistas para a metade dos consumidores que frequentam esses locais, ainda de acordo com a pesquisa.

Em consulta feita na quinta-feira (20) pelo Agora, em uma compra com cinco itens (leite, açúcar, ovos, salsicha e sabão em pó), os valores unitários dos produtos ficariam 74% mais caros, em média, se fossem adquiridos
no supermercado.

Mas não é apenas o preço baixo que tem levado mais consumidores a comprar em maior quantidade. Em períodos de avanço da inflação, os consumidores também procuram estocar produtos, segundo a Abad (associação de atacadistas).

Entre setembro de 2014 e o mesmo mês deste ano -período em que foi feita a pesquisa da Quorum-, a inflação acumulou alta de 19,4%. Nesse contexto, a conveniência de fazer compras menores e em locais mais próximos de casa deu lugar à necessidade de proteger o bolso.

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Para gastar menos

A inflação está levando mais consumidores a comprarem em supermercados atacadistas

Entre 2014 e 2016, a preferência do consumidor pelo atacado triplicou

Caçadores de ofertas

O preço mais baixo é o principal motivo para o consumidor comprar em atacadistas

Uma compra no supermercado pode ficar 74% mais cara do que no atacado

A pesquisa foi feita pela reportagem, comparando preços dos folhetos dos atacadistas Roldão, Atacadão e Assaí com um hipermercado

As informações foram coletadas nos sites das lojas na quinta-feira passada (20) e já podem ter sido alteradas



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