BNDES estuda medidas para pequenas e médias empresas

Veículo: Valor Econômico

A presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Maria Silvia Bastos Marques, afirmou ontem que o banco planeja anunciar em dezembro medidas efetivas para o segmento de Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs). Além disso, segundo ela, o objetivo da instituição é divulgar um plano "com um pouco mais de fôlego" para o setor já no primeiro semestre do ano que vem. "Neste processo de retomada de crescimento, estamos analisando uma série de medidas de simplificação de acesso, de plataformas tecnológicas, do cartão BNDES", disse Maria Silvia.

Segundo ela, o cartão, chamado de "Cartão 2.0", será uma plataforma mais aberta e segmentada. "Podemos usar o cartão eventualmente para microcrédito, estamos discutindo isso." Segundo Maria Silvia, para elevar a produtividade são necessárias medidas horizontais e de incentivo. O BNDES tem procurado trazer linhas mais palatáveis de capital de giro, financiar empresas que estão em dificuldade, além de empresas que querem comprar ativos de outras em dificuldade. Ela mencionou a preocupação com o alto número de empresas em recuperação judicial e disse que o banco analisa o assunto.

"Estamos trabalhando bastante para trazer novas formas de financiamento, novos canais de distribuição, colhendo insumos para que possamos andar mais rápido, andar melhor", disse. Para ela, a intenção é colocar um "senso de urgência" nas ações do banco. Na visão de Maria Silvia, a recuperação da economia não vai ser fácil, nem simples. "Temos muitos problemas para administrar, que ficaram [do governo anterior]", disse, citando setores como concessões de rodovias e aeroportos. Maria Silvia afirmou que o BNDES tem como mandato principal o setor de infraestrutura, mas que não deixará de lado outros segmentos.

"Todos precisam de infraestrutura. Não vamos deixar de lado os outros setores", disse. A presidente do BNDES disse ainda que é possível haver o cancelamento de repasses relativos a financiamentos a exportações de bens e serviços no âmbito dos 25 projetos suspensos anunciados na semana passada. Segundo ela, a análise será feita caso a caso.