Startup de moda “Out Of X” conecta jovens estilistas ocidentais aos consumidores chineses

Veículo: Stylo Urbano

Sessão: Moda

Existem mais de 200 milhões de jovens da geração Y na China, sendo muitos deles oriundos da crescente classe média chinesa. E ao contrário de gerações passadas, que adoram consumir imitações baratas de moda, a geração do milênio chinesa está buscando artigos de moda exclusivos do Ocidente para de destacar da multidão. De acordo com a empresa de consultoria empresarial McKinsey, em 2022 a classe média na China será responsável por 54% dos domicílios urbanos, isso significa muito dinheiro disponível para comprar bens de luxo.

Atualmente, o maior mercado de luxo do mundo é a China mas os jovens que nasceram na década de 1990 estão ficando fartos da superexposição da Louis Vuitton e outras grifes de luxo. Capitalizando sobre esta tendência, a startup de moda israelense Out Of X, desenvolveu um aplicativo de financiamento coletivo de moda para celular, dando aos jovens consumidores chineses acesso a roupas e acessórios originais criados por estilistas e designers ocidentais, e ao mesmo tempo, ajuda esses profissionais independentes a terem sucesso.

Como o Out Of X funciona?

Os designers enviam fotos de suas roupas para a plataforma da Out Of X, especificando o preço para começar a receber as pré-encomendas. Quando recebem encomendas suficientes para financiar a produção de suas peças, semelhantes as plataformas de financiamento coletivo Kickstarter e IndieGoGo, os estilistas começam a produção. A maioria dos itens vendidos no Out Of X vão de $ 100 a $ 500.

antendo-se fiel ao desejo dos jovens consumidores chineses por exclusividade e individualidade, todos os produtos disponibilizados no site são de edição limitada. Cada item tem uma tiragem mínima de 10 a no máximo 200 peças produzidas, daí a origem do nome da plataforma “Out of X.”

Fundada por Shany Elkin, Nir Laznik e Roee Lahav no início de 2015, a empresa de 10 funcionários administra milhares de ofertas de moda, atingindo quase 4 milhões de consumidores por mês. A ideia para a plataforma veio quando Nir Lahav sugeriu a Shany Elkin, começar uma campanha no Kickstarter como uma maneira de financiar sua boutique online.

Ela achou a plataforma imprópria para moda e decidiu criar um aplicativo de financiamento coletivo especificamente para fashionistas. Inicialmente, a startup começou o seu projeto atendendo aos consumidores da Europa e EUA mas depois mudou o foco para os consumidores chineses da geração Y.

A política do filho único da China (que o governo só relaxou em 2013), criou uma geração de jovens que têm renda disponível para gastar consigo mesmo. Os criadores da plataforma, acreditam que esta geração de consumidores chineses é mais propensa a confiar nas marcas ocidentais, devido à prevalência de imitações de baixa qualidade de grifes de luxo europeias e americanas na China. Eles buscam a moda autoral de jovens estilistas ocidentais.

A ponte que liga os estilistas ocidentais com os consumidores chineses

Com um mercado tão grande para explorar, os fundadores do Out Of X foram selecionados para participar do “The Next Unicorn“, um programa de televisão chinesa inspirada na versão americana “Shark Tank”, onde jovens empresários têm a oportunidade de apresentar suas empresas e conseguirem financiamento.

A startup também foi convidada para participar do Chinaccelerator, um programa de financiamento de 90 dias que permitiu a empresa ganhar uma posição na China e se tornar uma importante “ponte que ligação entre os estilistas ocidentais com os consumidores chineses.” Com curadores em Nova York e Londres, a equipe do Out Of X recruta jovens estilistas através das escolas e concursos de moda e indicação de “influenciadores da moda”.Segundo a empresa, esta é uma grande oportunidade para os estilistas relativamente anônimos, ganharem visibilidade no mercado chinês em expansão.

Mais recentemente, Out of X lançou um aplicativo do WeChat, penetrando no mais popular serviço de mensagens chinesa, que tem 700 milhões de usuários. A startup já tem milhares de seguidores no WeChat, que tem acesso aos projetos de cerca de 1.200 criadores da Europa e Estados Unidos. Mas se você for acessar agora o site da Out Of X, tudo que verá é uma página simples pois a empresa está num processo de reestruturação com a transferência de seu escritório para Xangai na China.