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Sobe número de professores com mestrado e doutorado no ensino superior

Veículo: Valor Econômico 

Sessão: Brasil

O número de professores com doutorado e mestrado no ensino superior brasileiro continuou a crescer em 2015, tanto na rede pública quanto no sistema privado. O Brasil tinha 142 mil doutores em 2015, mais que os 134 mil em 2014 e bem mais que os 63 mil dez anos antes, em 2005. Os professores mestres, por sua vez, aumentaram de 150 mil para 154 mil de 2014 para 2015; eram 105 mil em 2005.

A proporção de professores com pelo menos o mestrado no ensino superior aumentou de 57,5% para 76% do total de 2005 para 2015. A maioria dos professores doutores (95,9 mil) estava no ensino superior público em 2015, enquanto a maioria dos mestres (107,2 mil) estava no ensino privado.

Caiu, por outro lado, a quantidade de professores com especialização: passaram de 90 mil em 2014 para 85 mil em 2015. Os dados são das notas estatísticas do Censo da Educação Superior 2015, divulgados nesta quintafeira pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em 2015, havia 388 mil docentes em exercício na educação superior no Brasil, seja com mestrado, doutorado, ou outro grau de formação. Em 2005, eram 292 mil.

Mais da metade (57%) dos professores universitários em atividade no Brasil em 2015 — 217 mil — estava no setor privado. Dos 165 mil que atuavam no setor público, a maioria, 105 mil, trabalhava em instituições federais de ensino, ante 101 mil em 2014. Nas estaduais, havia 52 mil docentes, ante 50 mil no ano anterior.

“Permanece a tendência de melhoria da formação e do regime de trabalho dos docentes da educação superior”, afirma o Inep, que cita a queda no número de professores que recebem pagamento por hora­aula. Na rede privada, eram 122 mil professores “horistas” em 2007, número que caiu para 82.060 em 2015.

Na comparação com 2014, no entanto, houve aumento: eram 77.641 horistas nas instituições particulares naquele ano. Por outro lado, o número de professores com contratos em tempo integral na rede privada passou de 32.224 em 2005 para 55.337 em 2015. Na rede pública, os docentes com contrato de tempo integral são a maioria; eram 138.925 em 2015, ante 72.438 dez anos antes. Ainda de acordo com os dados do Inep, os homens são a maioria dos professores no ensino superior, com idade mais frequente de 34 anos, tanto no setor público quanto no privado. Na rede pública, a maior parte dos professores trabalha em regime de tempo integral; na privada, tempo parcial.

O Censo da Educação Superior reúne informações sobre as instituições de ensino superior, seus cursos de graduação presencial ou a distância, cursos sequenciais, vagas oferecidas, inscrições, matrículas, ingressantes e concluintes, além de informações sobre docentes, nas diferentes formas de organização acadêmica e categoria administrativa.

Os dados são coletados a partir do preenchimento dos questionários por parte das Instituições de Ensino Superior (IES) e por importação de dados do Sistema e­MEC. 



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