BCE se mostra aberto a oferecer mais estímulos, revela ata

Veículo:Valor Econômico

Sessão: Finanças

BCE se mostra aberto a oferecer mais estímulos, revela ata Os integrantes do Banco Central Europeu (BCE) fizeram um alerta na sua reunião de setembro sobre os "desafios crescentes" à compra de títulos para o programa de afrouxamento quantitativo de 1,7 trilhão de euros e deu sinais de que o programa poderia ser expandido novamente.

O programa de afrouxamento ­ sob o qual o BCE está comprando 80 bilhões de euros por mês, principalmente em títulos soberanos ­ tem o seu fim agendado para março de 2017. O presidente da autoridade monetária, Mario Draghi, disse em um discurso após a reunião de setembro que o conselho reavaliaria os parâmetros do programa para garantir que o BCE não fique sem títulos para comprar.

De acordo com a ata da reunião, publicada nesta quinta­feira, o conselho do BCE disse que as suas últimas projeções para a inflação ­ que preveem uma elevação gradual em direção à meta de pouco menos de 2% ­ refletiram parcialmente a expectativa dos investidores, de que o BCE anuncie mais medidas de política monetária.

Os integrantes concordaram "em grande parte" que "as condições de financiamento têm que permanecer favoráveis para dar sustentação à recuperação do crescimento econômico e da inflação".

Eles também disseram que a inflação subjacente não está dando "sinais convincentes" de uma recuperação sustentável e ressaltaram os seus receios em relação aos lucros dos bancos e aos preços das ações, que, de acordo com eles, poderiam restringir o crédito no futuro.

Os membros do BCE apontaram também "uma considerável incerteza" em relação à saída do Reino Unido da União Europeia, e disseram que é muito cedo para saber se as expectativas negativas sobre o impacto dessa decisão no crescimento foram exageradas.

Os integrantes fizeram novamente um apelo para que os governos nacionais ajudem o BCE executando reformas econômicas para impulsionar o crescimento e aumentando o investimento público quando possível. (Dow Jones Newswires)