Novo terminal do Hercílio Luz ficará pronto no 2º semestre de 2019

Veículo: FIESC

Seção: Notícias

O novo terminal do aeroporto Hercílio Luz, de Florianópolis, tem previsão de ser entregue no segundo semestre de 2019 e o conjunto das obras está calculado em R$ 960,7 milhões. A informação foi dada pelo diretor da Secretaria Nacional de Aviação Civil, Antônio Espósito. Ele participou da reunião da Câmara de Transporte e Logística da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e disse que o edital para o leilão será publicado até o final de outubro.

Após essa etapa, o prazo para a realização do leilão é de 100 dias, provavelmente em março de 2017. Depois de assinado o contrato, a empresa vencedora tem 26 meses para concluir as obras, e terá a concessão do aeroporto por 30 anos. Segundo Espósito, além do novo terminal, integram o conjunto de novas obras o novo pátio de aeronaves, com área para atender 15 aviões, estacionamento de veículos com pelo menos 2,5 mil vagas, adequações no sistema de pistas atual: acostamentos, pistas de táxi, ampliação da pista de pouso e decolagem para, pelo menos, 2,4 mil metros, implantação de pista de táxi paralela, com ligação direta às cabeceiras da pista, além de sistema automatizado de gerenciamento e inspeção de segurança, capaz de inspecionar 100% das bagagens e da carga embarcadas. Quando o novo terminal estiver pronto, a atual estrutura atenderá voos charter e aviação geral. “Originalmente a obra deveria estar pronta em 2008. Estamos em 2016 e teremos que esperar até 2019. É preciso reconhecer que Santa Catarina tem sido muito paciente.

Considerando que ainda serão necessários 26 meses, nossa proposição é que pequenas melhorias sejam feitas enquanto se aguarda a obra principal. É o caso dos fingers, por exemplo. Já encaminhamos pleitos e estivemos discutindo a instalação de equipamentos provisórios”, defendeu o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, lembrando que em dias de vento e chuva as condições de embarque são ruins para os passageiros. “É um pleito que gostaria de reforçar”, concluiu. Espósito disse ainda que não vão faltar interessados no processo de concessão tanto em quantidade quanto em qualidade. O perfil de interessados tem mudado de grandes construtoras para operadores de aeroportos internacionais e fundos de pensão, por exemplo. “O que o mercado tem dito para nós é a preocupação com o acesso ao novo terminal, mas temos acompanhado as obras que estão evoluindo.

Havia um impasse ambiental, mas está superado”, explicou, lembrando que, se o acesso não ficar pronto até a entrega do terminal, a concessionária do aeroporto terá direito à reequilíbrio do contrato. O novo marco regulatório para concessão estabelecido pelo governo exige experiência de no mínimo cinco anos operando um aeroporto. No caso de Florianópolis, a empresa tem que ter processado, em pelo menos um ano dos últimos cinco anos, no mínimo 4 milhões de passageiros. A Infraero não terá participação nas concessões e as obras públicas que estiverem em andamento deverão ser paralisadas quando a iniciativa privada assumir. O presidente da Câmara, Mario Cezar de Aguiar, disse que há uma preocupação muito grande com a infraestrutura de transporte do Estado, que afeta a economia e a sociedade. “É preciso termos um transporte moderno, inteligente e economicamente viável, com confluência de todos os modais”, ressaltou. Mario destacou ainda a importância da implantação de ferrovias no Estado. “Se olharmos os melhores portos do mundo, todos estão ligados a ferrovias. Nós temos essa deficiência, então, é uma bandeira da FIESC no sentido de melhorar nossa malha ferroviária, que, aliás, já foi maior do que temos hoje”, disse. Ainda durante a reunião, foi apresentada a situação atual e as perspectivas do Complexo Portuário de Itajaí, além da experiência europeia em cargas ferroviárias.