Entidades empresariais de Blumenau pedem comprometimento de candidatos com questões que garantam o desenvolvimento do município

Na noite desta terça-feira (30), entidades empresariais, patronais e de classe de Blumenau promoveram um encontro com os candidatos a prefeito de Blumenau na sede da OAB Blumenau. Os cinco candidatos participaram: Napoleão Bernardes (PSDB), Jean Kuhlmann (PSD), Arnaldo Zimmermann (PCdoB), Ivan Naatz (PDT) e Valmor Schiochet (PT). No encontro, as entidades entregaram aos prefeituráveis um documento intitulado “Por uma Blumenau melhor”. Trata-se de uma carta que busca o comprometimento de cada um com questões que garantirão o desenvolvimento do município.  Os candidatos se comprometeram em analisar as sugestões das entidades de acordo com o documento apresentado. No encontro, os candidatos também puderam apresentar suas propostas de governo e responderam a questionamentos do empresariado.

De acordo com o presidente da Acib – Associação Empresarial de Blumenau, Carlos Tavares D’Amaral, este “é um momento importante. Por meio de providências legais, acompanhamento nos gastos de custeio, entre outros atributos, devemos ter como meta apresentarmos propostas construtivas para garantir melhorias à sociedade blumenauense”.

O presidente do Sintex – Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário, Ulrich Kuhn, destaca que o intuito é que os candidatos assinem a carta como um compromisso de campanha. “Somente assim poderemos fazer as devidas cobranças, caso se elejam”, explica. As medidas propostas visam diminuir gastos de custeio, sem comprometer a gestão pública, aumentando sua eficiência.

Saiba o que pede o documento:

1) CÂMARA MUNICIPAL

– Reduzir, por meio de inclusão na Lei Orgânica do Município, o repasse da arrecadação municipal, hoje em 6% para 3%, adotando como consequência, medidas tais como:
– manter os vencimentos dos vereadores nos mesmos patamares ora praticados, para a próxima Legislatura;
– limitar ao máximo o número de funcionários entre efetivos, comissionados e indicados políticos;
– não lançar editais de contratação de novos servidores;
– não propor e nem aumentar o número de vereadores (15 atualmente).

2) PREFEITURA MUNICIPAL

– Direcionar no mínimo 15% do orçamento anual para investimentos em infraestrutura, com recursos próprios;
– Otimizar custos e capacidade administrativa, através da redução das atuais 14 Secretarias, duas Autarquias, cinco Fundações, duas Intendências e oito demais órgãos para sete Secretarias, uma Intendência, uma Fundação e seis demais órgãos;
– Gerir eficazmente os recursos humanos existentes, não lançando editais de novas contratações de servidores ao longo do próximo mandato.
– Reduzir ao máximo o número de cargos de confiança e comissionados, privilegiando os bons servidores do município.

Sobre o debate

O evento foi dividido em três momentos. Na primeira parte, foi feita a leitura e entrega da carta e os candidatos foram convidados a manifestar suas posições sobre as ideias apresentadas. No segundo momento, Acib, Somar, Sintex, OAB, CDL e Codeic fizeram perguntas para os cinco candidatos. Por fim, cada prefeiturável teve dois minutos para considerações finais.

Fiscalização

O Observatório Social de Blumenau (Osblu) é um dos signatários do documento e irá fiscalizar os candidatos que se elegerem tendo assinado a carta de compromisso.

Quem assina a carta “Por uma Blumenau melhor”

ACIB – Associação Empresarial de Blumenau
CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Blumenau
CODEIC – Conselho de Desenvolvimento da Itoupava Central