Entidades reúnem prefeituráveis para debate

VEÍCULO: JORNAL DE SANTA CATARINA

SEÇÃO: POLÍTICA

Os cinco candidatos a prefeito de Blumenau se encontram hoje à noite no primeiro debate após o início do horário eleitoral gratuito no rádio e na TV. A iniciativa é organizada por um grupo de seis entidades: Associação Empresarial de Blumenau (Acib), Câmara de Dirigentes Lojistas, Conselho de Desenvolvimento Econômico da Itoupava Central, Intersindical Patronal, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Sociedade Maçônica Regional.

O debate inicia às 19h30min no auditório da OAB Blumenau – que fica na Rua dos Advogados, 180, bairro Água Verde – e será dividido em três partes. Na primeira, será apresentado o documento “A Blumenau que todos queremos”, redigido pelas entidades com premissas de gestão pública e compromissos a serem firmados com os candidatos Arnaldo Zimmermann (PCdoB), Ivan Naatz (PDT), Jean Kuhlmann (PSD), Napoleão Bernardes (PSDB) e Valmor Schiochet (PT). Cada concorrente terá dois minutos para comentar as sugestões, que por enquanto são mantidas em sigilo. No segundo bloco, os postulantes respondem a perguntas das associações. A última é dedicada às mensagens finais.

Evento é aberto ao público e terá transmissão da TVL

O debate é aberto ao público e a expectativa da organização é lotar o auditório, que tem capacidade para 170 pessoas. Haverá ainda transmissão pela TVL. O presidente da Acib, Carlos Tavares d’Amaral, acredita que o momento atual da corrida eleitoral vai permitir um debate maduro e de qualidade.

– A intenção é permitir que as entidades e a sociedade possam entender melhor quais são os planos de cada um – avalia.

O presidente da OAB Blumenau, Romualdo Paulo Marchinhacki, antecipa que a entidade pretende interpelar os concorrentes sobre temas ligados à moralidade, transparência e Lei de Acesso à Informação.

– A OAB espera que os candidatos apresentem propostas inovadoras e que o debate permita inclusive melhorá-las – projeta.