CNC revisa projeção de queda no setor de serviços para 2016

Veículo: Valor

Seção: Economia

RIO ­- A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revisou de queda de 4,5% para retração de 4,1% a previsão de recuo no volume do setor de serviços em 2016, ante ano anterior. A revisão foi motivada pela retração menos intensa do setor de serviços, apurada pelo IBGE em junho, que mostrou recuo de 3,4% no volume ante igual mês do ano passado. Nesta comparação, foi a taxa negativa menos intensa desde agosto do ano passado (­3,5%).

Em maio, a queda foi de 6,1% ante maio de 2015. Em nota, o economista da confederação Fabio Bentes observou que, mesmo com sinal de arrefecimento da recessão vivida pelo setor, os serviços ainda estão longe de um cenário de recuperação. “A lentidão no processo de redução da inflação e a manutenção da atual política monetária contracionista deverão levar o setor ao seu pior desempenho em termos de volume desde o início da PMS”, afirmou Bentes, a respeito da Pesquisa Mensal de Serviços, que foi iniciada em 2012 pelo IBGE.