Planejamento de coleção para diminuir perdas e aumentar o lucro

Veículo: Fashion Mag.

Seção: News

O mercado global vivencia uma crise que está quebrando paradigmas mercadológicos de negócios de moda. Essa situação reforça a necessidade de planejamento das marcas, sobretudo no sentido de pensar em formas de diminuir as perdas e aumentar os lucros.

Sendo a coleção uma das principais formas de receita de um fashion business, é necessário dar atenção à gerencia do desenvolvimento de produtos, desde sua pesquisa até a venda. Por isso, é imprescindível criar critérios de avaliação e escolha da composição de uma coleção, elegendo os produtos fundamentais e os que podem ser descartados ou lançados em outro momento.

Agora, pense como as empresas de moda masculinas poderiam se preparar para esta demanda de mercado? Fazendo uma reflexão mais abrangente, como você tem se preparado para atender as constantes demandas que surgem no mercado de moda?

Especificamente nesse exemplo da moda masculina, vemos a importância da análise das categorias de produtos, pensando se a coleção possui um mix que atenda à demanda crescente de camisas e bermudas masculinas. Quais os timings de lançamentos? E o mais importante, como seu público-alvo prefere ser atendido pelos seus produtos?

Responder tais questões dá mais chances para empresas diminuírem suas perdas e aumentarem seus lucros, sobretudo, quando essas respostas são transformadas em planejamento.

O planejamento de uma coleção deve prever uma determinada proporção de diferentes produtos. A coleção, portanto, deve ser pensada a partir de um mix de moda e um mix de produtos.

Para que você possa pensar mais profundamente a respeito do seu planejamento e entender esses conceitos, estamos liberando um trecho do conteúdo do curso Fashion Business, que foi produzido por meio do UseEnsino, plataforma de educação à distância que pertence ao Grupo UseFashion.