Número de recuperações judiciais é recorde para o 1º semestre

Veículo: G1

Seção: Economia

No primeiro semestre deste ano, o número de pedidos de recuperação judicial chegou a 923 - valor 87,6% acima do registrado no mesmo período em 2015. De acordo com a Serasa Experian, o resultado é o maior para o período desde 2006, após a entrada em vigor da Nova Lei de Falências (junho/2005).

As micro e pequenas empresas foram as que mais entraram com pedidos de recuperação judicial de janeiro a junho deste ano, com 535 pedidos, seguidas pelas médias - 246 - e pelas grandes empresas - 142.

Na avaliação da Serasa, esse recorde "revela a gravidade da atual crise econômica". "A combinação dos juros altos com a prolongada recessão impõe sérias dificuldades financeiras para as empresas, levando-as a se utilizarem do mecanismo da recuperação judicial como forma de se preservar da insolvência."

Falência
No primeiro semestre, foram realizados 869 pedidos de falência, um aumento de 8,9% em relação às solicitações efetuadas no mesmo período em 2015. Na comparação com janeiro a junho de 2014, o número de pedidos de falência subiu 9,7%. Dos 869 requerimentos de falência efetuados no primeiro semestre de 2016, 451 foram de micro e pequenas empresas, 211 de médias e 207 de grandes.