Coleção de moda: Primeiros passos para criar a sua

Veículo: Audaces

Seção: Notícias

Por Juliana Zanettini

Consultora de tendências e consumo, e professora universitária

Para a elabor uma coleção de moda é preciso muito mais do que uma boa ideia. São inúmeras as etapas antecessoras que visam o seu sucesso e um planejamento adequado se faz pertinente.

A definição ou a compreensão acerca da segmentação do público-alvo pretendido, bem como as pesquisas de mercado e de tendências, além de outros fatores como o estudo acerca do memorial descritivo, das etapas do marketing e do varejo constituem-se como base para o planejamento de produtos de moda.

Além disso, para o bom planejamento, a verificação quanto ao direcionamento da empresa, o capital de giro disponível, o potencial de faturamento e o estudo do volume de vendas previsto para a coleção também são suportes.

Outro aspecto importante vai ao encontro da definição de linhas e/ou famílias de produtos as quais as coleções se subdividem. Assim, dentro de uma única temática ou proposta, podemos encontrar nuances de estilos que visam agradar a gostos diferenciados.

A partir destas definições, a coleção de moda pode ser colocada no papel e o processo criativo concebido, contudo, sem deixar de lado o bom planejamento que antecede o processo criativo.

Cronograma de atividades

Organizar as atividades é crucial para o bom desenvolvimento de uma coleção de moda

O cronograma é uma ferramenta que contempla as atividades a serem realizadas durante o processo de concepção de um produto ou serviço, abrangendo o tempo em que estas irão se realizar.

Imprescindível para o campo da criação, que muitas vezes dialoga com a subjetividade, o cronograma também auxilia quanto à documentação de processos e ordenamento das etapas para a concepção de atividades. Este organizador pode ser realizado através da construção de tabelas, mapas mentais ou calendários.

O cronograma pode ser pautado na ordem de execução da coleção passada e deve ter todas as etapas previstas de forma hipotética. Além disso, é importante enfatizar que nem todas as atividades de um cronograma têm a data limitada pelo término da atividade anterior, podendo ser realizadas de forma concomitante.

Além de organizar as atividades previstas com datas para a sua execução e prazo final estipulado, o cronograma também auxilia na definição de mostruários e material de apoio que compõem a coleção (etiquetas, folders, catálogos, realeses, etc.).

No projeto de uma coleção de moda, o cronograma abrange:

1. A dimensão da coleção

2. Definição das linhas