Rovitex deixa Blumenau

Veículo: Jornal de Santa Catarina

Seção: Pancho

Fabricante de roupas com matriz em Luiz Alves, a Rovitex comunicou ao Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem (Sintrafite) que vai encerrar em maio as atividades na filial de Blumenau. A unidade emprega 140 funcionários que, segundo o Sintrafite, serão demitidos e foram comunicados na segunda-feira.

A empresa não se pronunciou sobre o assunto, mas segundo a presidente do Sintrafite, Vivian Bertoldi, a decisão nada tem a ver com a crise econômica. A empresa estaria deixando a cidade devido a problemas com o Código de Zoneamento do município.

O parque fabril do bairro Progresso estaria instalado onde não é permitida a atividade industrial. Segundo o secretário municipal de Planejamento, Juliano Gonçalves, o Ministério Público determinou que a Secretaria de Planejamento e a Fundação do meio Ambiente (Faema) fizessem uma vistoria no local e a irregularidade foi confirmada.

De acordo com o secretário, para regularizar a situação a empresa poderia pedir a revisão do zoneamento ou mesmo tentar firmar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público. Pelo visto, optou por deixar a cidade.

A coluna tentou contato com o diretor da Rovitex, James Balbinot, mas não obteve retorno até o fechamento da edição.