Fast Fashion X Slow Fashion

Veículo: Fashion Learn

Seção: Notícias

Fast fashion e slow fashion: você sabe o que cada um destes conceitos significa e quais são as suas principais diferenças? Enquanto uma aposta na produção em massa, que garante mais novidades nas prateleiras em menos tempo, outra segue uma abordagem lenta, em favor da qualidade e da sustentabilidade. Entenda mais sobre cada um destes conceitos:

Você sabe o que Fast fashion significa?

Fast fashion é um modelo de negócio que nasceu na Europa. Zara e H&M são dois excelentes exemplos de marcas que apostam nesta ideia. Para entender o que é o Fast fashion, é importante conhecer a origem do modelo. Há alguns anos, as empresas perceberam que havia um considerável aumento de clientes nas lojas quando as coleções entravam em promoção. Isso chamou a atenção para o fato de que muitos consumidores esperavam os preços baixarem para comprar roupas e acessórios novos. Com a intenção de atrair mais público também durante o lançamento da coleção e em outras épocas fora das promoções, foi desenvolvido o conceito de Fast fashion.

O conceito

Você já reparou como as vitrines de lojas como a Zara, Forever 21 e GAP estão sempre se renovando? Isso acontece porque estas são marcas que seguem o modelo Fast fashion. Neste tipo de moda, as lojas não recebem novidades apenas a cada seis meses – quando acontece o lançamento de uma coleção. Elas recebem novos produtos com maior frequência, algumas vezes, até diariamente. O resultado é mais variedade para o consumidor, que ganha novos motivos para visitar as suas lojas favoritas constantemente. Nesse caso, o planejamento de uma nova coleção não demora meses como acontece com a moda tradicional. Algumas marcas levam apenas dias entre a concepção da ideia e a chegada do produto na loja.

Alguns fatos importantes sobre o modelo Fast fashion:

Rapidez não é a principal característica deste modelo de negócio. A principal característica é a participação do consumidor na concepção das coleções. A Zara, por exemplo, usa caçadores de tendências para saber exatamente o que os seus consumidores querem ver nas araras.
Fast fashion não significa, necessariamente, moda barata. Existem marcas especializadas no modelo que são voltadas para um público com alto poder aquisitivo. É este o caso da Pinko, marca italiana que chega a lançar vinte coleções por ano.
A Arezzo é uma das grandes marcas nacionais no setor de Fast fashion. Para manter o interesse dos seus clientes, a empresa coloca cinco novos produtos diariamente nas lojas. São quase dois mil novos produtos por ano.

E Slow fashion?

Já o Slow fashion nasceu como uma resposta ao Fast fashion. Por meio de técnicas tradicionais e de materiais naturais, este é um movimento que busca chamar a atenção para o consumo consciente. Uma boa maneira de definir este modelo é usando as palavras moda sustentável.

O conceito

Slow fashion é uma forte tendência entre estilistas e profissionais da moda que defendem a criação de peças atemporais. A humanização dos processos, o uso de mão de obra local, o artesanato, os tecidos naturais e as técnicas tradicionais são alguns fortes elementos neste modelo.

O movimento segue na mão contrária ao consumismo incentivado pelo Fast fashion. A moda é mais arte e menos indústria, as roupas duram várias estações e nada é descartado porque deixou de ser tendência. A valorização da cultura, as técnicas feitas à mão e a história por trás de cada peça são características que valorizam as roupas e acessórios deste modelo.

Na moda Fast fashion:

É mais fácil garantir a qualidade, já que as peças não são produzidas em massa.
São usados tecidos naturais, como a lã, a malha de bambu e a seda.
O mais importante é a qualidade e não a quantidade.
As grades são mais completas, com maior variedade de cores de estampas e de numerações.
As roupas e acessórios costumam custar mais, porque os materiais têm maior qualidade e, ainda que não sejam exclusivas, as peças não são produzidas em largas escalas. No entanto, são peças que apresentam um bom custo-benefício, já que duram mais tempo no armário e são usadas mais vezes.

Também vale destacar que a moda Slow é diferente da alta costura, porque não é um modelo voltado apenas para a classe A. Além disso, as peças não usam, necessariamente, materiais de luxo e não são exclusivas – como acontece na alta costura.