Reajustes salariais em acordos coletivos têm queda real pelo quarto mês seguido

Veículo: Valor Econômico

Os reajustes salariais firmados em convenções e acordos coletivos no país registraram a quarta queda real consecutiva em fevereiro. De acordo com levantamento feito pela plataforma salarios.org.br, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a mediana dos 175 dissídios negociados no segundo mês deste ano chegou a 10,5%, uma retração de 0,8% quando descontado o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado em 12 meses, de 11,3%.

Fevereiro também foi o quarto mês seguido em que a proporção de correções salariais abaixo do INPC superou 50%. No período, 63,9% das reajustes homologados no sistema Mediador, do Ministério do Trabalho e Emprego, perderam para a inflação, ante 71,4% em janeiro.

Apesar de os números refletirem em parte a perda do poder de barganha dos sindicatos diante do atual ciclo de retração forte da economia, os aumentos nominais, na casa dos 10%, ainda estão em níveis elevados, diz o coordenador do boletim "Salariômetro", Hélio Zylberstajn. "Mesmo o repasse da inflação ainda é um custo considerável para as empresas, que têm cada vez mais dificuldade para transferir para o preço final."

Entre os setores, os serviços seguiram mostrando perda de fôlego. Nos 12 meses até fevereiro, a mediana de reajustes do setor contabiliza perda real de 0,9%. Com o pior desempenho entre as 40 categorias, o ramo de extração e refino de petróleo ampliou a queda de 3,9% de janeiro para 4,9%, também na série que contempla a mediana em 12 meses. Com ganho real de 1,2% nos salários nos últimos 12 meses, o segmento de confecção lidera, na outra ponta, o ranking dos maiores reajustes.

Os Estados da região Sul também estão daquele lado da lista, com aumentos reais de 0,2% registrados no Paraná, Santa Catarina e no Rio Grande do Sul nos 12 meses até fevereiro. O Estado de Roraima apurou o pior resultado, queda de 1,3%, na mesma comparação.

A folha total de salários dos trabalhadores formais em regime CLT, estimada com base nos depósitos do FGTS, somou R$ 95,4 bilhões em dezembro (dado mais recente disponível, dessazonalizado e corrigido pelo IPCA), queda real de 5,6% sobre igual mês de 2014.