Atividade do varejo cresce em fevereiro, aponta Serasa

Veículo: Valor Econômico. 

Seção: Brasil 

A atividade do varejo aumentou 0,6% no país em fevereiro sobre janeiro, feitos os ajustes sazonais, de acordo com indicador da Serasa Experian. 

O aumento foi puxado pelos segmentos de combustíveis, onde as vendas subiram 0,3%, e materiais de construção, com mais 1,6%. As vendas de supermercados e móveis e eletroeletrônicos ficaram estagnadas, enquanto as de veículos, motos e peças recuaram 4,5%, e as de tecidos, vestuário, calçados e acessórios caíram 2,2% no período. 

Na comparação com fevereiro do ano passado, o movimento caiu 6,6% e, no acumulado do primeiro bimestre, recuou 8,2%. 

No acumulado do primeiro bimestre de 2016, apenas o segmento de combustíveis e lubrificantes, com variação de 5,8%, registrou crescimento em relação ao mesmo período de 2015. Os demais recuam: supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (­5,9%), móveis, eletroeletrônicos e informática (­12,3%), veículos, motos e peças (­19,0%), tecidos, vestuário, calçados e acessórios (­14,5%), material de construção (­2,4%).

O indicador de comércio da Serasa Experian toma como referência as consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da empresa.