Notícias

Círculo S.A. completa 78 anos como a maior fabricante de fios para artes manuais do país

Parcerias com grandes grifes e estilistas, diversos projetos que incentivam o handmade e pessoas apaixonadas por artesanato fazem da Círculo S.A. a maior fábrica de fios para artes manuais do Brasil. A empresa, que deu os primeiros passos em 1938, hoje exporta para 27 países e vislumbra o crescimento de 10% acima da inflação para este ano.

Consolidada no mercado nacional, a Círculo S.A. conquista cada vez mais adeptos do artesanato em todo o país e no exterior. Todos os inúmeros produtos da marca, fabricados de acordo com as últimas tendências do setor, evidenciam a inovação e a modernidade através de cores e texturas diferenciadas em cada lançamento. Com o crescimento deste segmento, a empresa passou a oferecer também acessórios, sempre em busca de atender as expectativas e as necessidades de seus consumidores. O resultado é que a organização hoje é referência entre os principais fornecedores de fios em moda e decoração.

Mais sobre a história

A história de uma das maiores indústria têxteis do Brasil começa em 1938, através do sonho do Sr. Leopoldo Theodoro Schmalz. Formado em mecânica têxtil na Alemanha, ele começou a produzir fios e linhas para trabalhos manuais a partir do algodão. O negócio iniciou na casa do cunhado, cedida para a instalação da fábrica, pontapé inicial para começar a linha de produção. Os primeiros produtos ganharam destaque e, em pouco tempo, a empresa mudou-se para um terreno próprio com perspectivas de prosperidade. Logo, a estrutura estava bem maior, assim como o mix de produtos oferecidos.

Atualmente, sob o comando do presidente José Altino Comper, a Círculo S.A. fabrica linhas para crochê, tricô e bordados, bem como assessórios para trabalhos manuais e também comercializa tecidos para patchwork. A empresa possui o maior parque fabril de fios para artes manuais da América Latina e conta com 1,3 mil colaboradores diretos.

Handmade no Brasil

“O mercado do ‘feito à mão’ está se reinventando e virou tendência novamente na moda e na decoração, com a confecção de peças únicas e exclusivas, seguindo na contramão da produção em larga escala. Para atender essa demanda, incentivamos diversas formas de qualificação de profissionais para que possam aproveitar a nossa riqueza de matéria-prima e transformar em um trabalho que se torne sua fonte de renda”, esclarece o presidente da Círculo S.A., José Altino Comper. A empresa possui um time de artesãs especialistas que oferecem workshops pelo Brasil para ensinar técnicas diferentes. Elas também gravam vídeos com o passo a passo de diversas peças de moda, acessórios e decoração que são publicados na TV Online, hospedada no site da empresa, três vezes por semana. O canal é totalmente colaborativo, mostrando dicas que também surgem por meio dos comentários do público.

Para auxiliar ainda mais as artesãs a conquistarem seu espaço no mercado, a empresa criou também o blog Ganhe Mais formado por colunistas especializados no handmade.  A intenção é orientar as pessoas para fazer do artesanato uma fonte de renda, para vender mais, obter lucros e desenvolver um negócio saudável. É um espaço com dicas sobre preços, marketing e criatividade.



Compartilhe:

<< Voltar