Dilma vê mundo em situação “bastante instável e crítica”

Veículo: Valor

Seção: Economia

RECIFE -­ A presidente Dilma Rousseff disse nesta quinta­feira que o país está enfrentando muitos desafios e que o mundo está em uma situação “bastante instável e crítica”. Durante discurso da inauguração da obra viária Via Mangue, no Recife, a presidente afirmou que seu objetivo é reequilibrar o orçamento do país, reduzir a inflação e reconstruir a capacidade de investimento público e privado. “Todas as reformas que fizemos são para preservar investimentos e programas sociais”, disse Dilma.

“Mesmo num ano de crise, conseguimos que 906 mil brasileiros tivessem acesso ao ensino universitário em 2015, através da universidades públicas, do Prouni e do Fies”. A Via Mangue custou um total de R$ 431 milhões, dos quais R$ 331 milhões foram provenientes de empréstimos do governo federal (Caixa Econômica Federal), R$ 19 milhões de aporte direto do governo e o restante – R$ 81 milhões – de investimentos da prefeitura. Trata­se da maior obra viária no Recife em 30 anos. A disputa de "paternidade" do empreendimento, que foi idealizado inicialmente no mandato do ex­prefeito Roberto Magalhães (1997­2000) e iniciado nas gestões seguintes, ficou evidente durante o evento.

Enquanto metade dos presentes, estimados num total de 400, se manifestaram com gritos de “Não vai ter golpe” a outra metade gritava o nome do prefeito Geraldo Júlio (PSB). Dilma foi vaiada por parte dos presentes antes de começar a discursar, ao passo que Júlio foi vaiado quando teve seu nome citado em agradecimento de Dilma. Em seu discurso, Dilma destacou que uma das pessoas mais importantes para a concretização da obra foi o expresidente Luiz Inácio Lula da Silva. Cana­de­açúcar Dilma ainda anunciou que o governo federal deve publicar amanhã um decreto que permite acesso a financiamento a produtores de cana­de­açúcar.

Ela afirmou que o decreto faz parte do Plano Nacional de Exportação, elaborado pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro (PTB). Segundo Dilma, produtores de açúcar que tenham cotas de exportação nos Estados Unidos, por exemplo, poderão acessar recursos do Fundo Garantidor de Exportação para obter financiamento privado. Ainda em seu discurso, Dilma repetiu a promessa de concluir as obras da transposição do Rio São Francisco até o fim deste ano. Estimado de R$ 8,2 bilhões, o empreendimento começou a ser construído em 2007 e era para ter ficado pronto em 2010.