Custos da indústria aumentam 11% em um ano, diz CNI

Veículo: Valor

Seção: Economia

BRASÍLIA ­- O Indicador de Custos Industriais aumentou 2,9% no terceiro trimestre deste ano, em relação aos três meses anteriores. Foi o quarto trimestre consecutivo de alta, informa estudo divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Na comparação com o terceiro trimestre de 2014, os custos industriais subiram 11%, acima do aumento de 7,6% nos preços dos produtos manufaturados – o que, diz a CNI, reduziu a margem de lucro das empresas. “Nos últimos quatro trimestres, o aumento dos custos industriais vem sendo superior ao aumento dos preços dos produtos manufaturados, o que indica uma perda de margem de lucro das empresas. Isso é uma consequência da crise econômica”, afirma o estudo da CNI.

Os custos de produção e capital de giro puxaram o número para cima, enquanto o custo tributário impediu uma inflação maior nos preços à indústria. Os custos industriais são formados por custos com capital de giro, com tributos e produção. Com o aumento dos juros, os custos com capital de giro subiram 9,5% no terceiro trimestre, na comparação com os três meses antecedentes, e 21,8% ante o mesmo período do ano passado.

O custo tributário teve aumento de 0,2% perante o segundo trimestre e de 2,3% frente ao terceiro trimestre de 2014. De acordo com o estudo, os custos de produção, que incluem as despesas com bens intermediários, com pessoal e energia, subiram 3,3% entre julho e setembro, ante o segundo trimestre, e registram uma alta de 12,8% perante um ano antes. Esse aumento foi puxado, especialmente, pelo crescimento do custo com bens intermediários (insumos e matérias­primas) importados.

Com a desvalorização do real frente ao dólar, o custo com bens intermediários importados subiu 11,4% entre o segundo e terceiro trimestre. Na comparação com o período de julho a setembro de 2014, o crescimento foi de 46,4%. Além disso, os custos de produção foram pressionados pela energia, cuja alta no terceiro trimestre foi de 0,9%. Na comparação com o terceiro trimestre de 2014, os custos com energia subiram 43,9%. Os custos com pessoal tiveram expansão de 2,2% frente ao segundo trimestre e registraram alta de 9,1% frente ao mesmo período de 2014.