Estamparia Digital: A técnica de estampar tecidos que virou tendência

Veículo: Audaces

Seção: Notícias

A técnica de estampar tecidos surgiu com os fenícios que usavam a estamparia feita em bloco e também na tecelagem. As estampas eram feitas em diferentes cores de fios e formavam desenhos na própria trama, isso sem falar nos bordados.

Desde então, a técnica de estampar tecidos não parou de evoluir. Hoje, por exemplo, toda a imagem estampada diretamente no tecido é definida como estamparia digital. Essa técnica vem substituindo as estampas tradicionais feitas em telas ou cilindros e dominando o mercado com as impressoras de tecidos. Essas máquinas ampliam as possibilidades de criação e possuem maior qualidade nos desenhos. Além disso, o processo de produção é menos poluente.

Porém, a estamparia digital tem um custo elevado, pois é uma técnica minuciosa e aumenta o tempo de produção. Essa técnica é feita em três etapas: definição do desenho, impressão e acabamento.

A estamparia digital facilita a criação de novos quadros, permite a reprodução de fotografias e com isso essatécnica de estampar tecidos vem se popularizando, pois proporciona a nitidez que a estamparia convencional não permite.

Já é possível encontrar estampas digitais em objetos de decoração, roupas esportivas, linha praia e vestidos de festa. Esse mix de produtos possibilita maior flexibilidade ao estilista na hora de definir uma coleção, possibilita infinitas alternativas e favorece a criatividade!