North Face apresenta o primeiro casaco do mundo feito de seda de aranha artificial

Veículo: Stylo Urbano

Seção: Tecnologia

Mais forte do que o aço e mais flexível do que o nylon, a seda da aranha é o material mais duro da terra e por causa disso os cientistas tentam reproduzir o trabalho das aranhas, mas não é fácil imitar a natureza. Durante os últimos 11 anos a empresa japonesa Spider tem tentado aproveitar a força desse material, que é cinco vezes mais forte que um fio de aço, para criar uma fibra de seda de aranha artificial com versatilidade sem precedentes. Eles agora revelaram o primeiro casaco do mundo com essa inovadora fibra: Moon Parka.

O casaco Moon Parka é o resultado de 11 anos de inovação tecnológica e investimento e os principais problemas, segundo a Spiber, foi tornar a fibra de seda da aranha artificial em algo economicamente viável e que também tivesse as propriedades da seda de aranha natural.

Assim a nova fibra artificial é leve, flexível e tem a resistência do material original. Para criar a fibra chamada Qmonos (da palavra japonesa kumonosu que significa “teia de aranha”), a empresa utilizou um processo que requer microrganismos para produzir proteínas utilizando um processo de fermentação.

O Moon Parka foi desenvolvido em colaboração com a marca de moda esportiva North Face e o seu nome vem da busca humana de pisar na lua, que é considerado como um pináculo de nossas descobertas. O Moon Parka não estará disponível comercialmente até 2016, mas de acordo com o comunicado de imprensa ele está atualmente em turnê pelas lojas da North Face em todo o Japão até 10 janeiro de 2016. Além da moda, a fibra de seda de aranha artificial pode ter aplicações na indústria automotiva, de segurança e de dispositivos médicos.