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Confira entidades que ajudam pequenas empresas a se qualificar para exportação

Veículo: Folha de S. Paulo

Seção: Negócios

A falta de informação sobre como exportar e o medo do fracasso da empreitada afasta muitos empresários brasileiros do comércio exterior. Menos de 0,3% dos mais de 6 milhões de pequenos negócios brasileiros fizeram vendas para o exterior em 2014, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior.

Veja abaixo algumas organizações que orientam e capacitam pequenas empresas para navegar o mercado internacional, além de ajudarem a prospectar clientes estrangeiros.

Sebrae
www.sebrae.com.br
No endereço www.internacionalizacao.sebrae.com.br, é possível fazer um diagnóstico gratuito para saber se sua empresa tem condições para exportar. A central de relacionamento, disponível no número 0800 570 0800, informa sobre projetos voltados para o comércio exterior coordenados pelo Sebrae do seu Estado.

Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex)
www.apexbrasil.com.br
Por meio do Projeto Extensão Industrial Exportadora (Peiex), a agência ensina o passo a passo da exportação para pequenos negócios, identifica mercados em potencial para produtos e apoia a participação do empresário em feiras internacionais para fazer contato com clientes, gratuitamente. Mais informações pelo telefone (61) 3426.0202.

Associações de classe
Federações da indústria dos Estados (como a Fiesp) e associações de ramo (como da indústria de confecção, por exemplo) organizam a participação de brasileiros em feiras internacionais e, em alguns casos, também fomentam exportações de pequenos por meio de cursos e rodadas de negócio. No caso de São Paulo, mais informações podem ser encontradas no endereçowww.ciesp.com.br/areas-tecnicas/comercio-exterior.

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PASSO A PASSO DO EXPORTADOR
Especialistas explicam como vender para fora do Brasil:

1 - Tempo e dinheiro
Adequar produtos e certificar a mercadoria às exigências externas pode levar de seis meses a um ano -a empresa precisa ter uma reserva de capital para investir no processo.

2 - Burocracia
O Radar (Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros) é o primeiro passo para regularizar o exportador na Receita Federal; documento é dispensado em vendas de até R$ 50 mil, que podem usar o Exporta Fácil dos Correios.

3 - Idioma
Embalagens e site da empresa precisam ser traduzidos para outras línguas -no mínimo, inglês. Preste atenção também em diferenças culturais para que o marketing do produto atraia o consumidor estrangeiro.

4 - Clientes
Participe de rodadas de negócios promovidas por associações do setor e feiras internacionais para conhecer compradores estrangeiros. Proger, linha de financiamento do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, cobre até despesas com passagens e hospedagem em viagens.

5 - Financiamento
O ACC (adiantamento sobre contrato de câmbio), disponível em bancos, e o BNDES Exim são opções de financiamento antes do embarque. Depois do despacho da mercadoria, o Proex, do Banco do Brasil, auxilia na fase de distribuição.



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