Setor têxtil acumula mais de 14 mil demissões em oito meses

Veículo: Investimentos e Notícias

Seção: Notícias

O Sinditêxtil-SP (Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do Estado de São Paulo) acaba de divulgar números do setor têxtil e de confecção paulista coletados durante os oito primeiros meses deste ano (janeiro a agosto). No que diz respeito a empregos, o setor têxtil e de confecção paulista já acumula 14.118 demissões, nos primeiros oito meses de 2015, contra 1.465 empregos gerados no mesmo período de 2014. O saldo de postos de trabalho em agosto foi negativo em 3.993, contra 666 negativos em igual mês do ano passado.

Alfredo Bonduki, presidente do Sinditêxtil-SP, alerta que, somente neste ano, o setor deve desempregar mais de 100 mil trabalhadores em todo o País. “Caso persistam os problemas econômicos e políticos do País, teremos mais números recordes de fechamento de empresas e perda de empregos, tornando inútil o sacrifício da sociedade para prover um ajuste fiscal feito de modo equivocado. É preciso que os poderes Executivo e Legislativo assumam a responsabilidade por seus atos e decisões”, explica.

Comércio Exterior

As importações de têxteis e confeccionados no Estado de São Paulo, no acumulado entre janeiro e setembro deste ano, diminuíram 8,5% em valor (US$), passando de US$ 1,36 bilhão para US$ 1,26 bilhão. Já as exportações caíram 15,5%, passando de US$ 287 milhões para US$ 242 milhões. O déficit na balança comercial foi 7,07% menor em relação ao mesmo período de 2014 (dados sem fibra de algodão). Somente as importações de vestuário, nos primeiros nove meses de 2015, diminuíram 1,38% em valor, se comparado com o mesmo período de 2014. Em toneladas, essa variação foi de 2,50% maior.

Produção Física

De janeiro a agosto deste ano, na comparação com igual período de 2014, a produção física do segmento têxtil do Estado de São Paulo teve queda de 12,1% e a do vestuário, de 14,8%. A indústria de transformação como um todo apresentou recuo de 9,7%. Já no comparativo entre agosto de 2015 e agosto de 2014, o setor têxtil apresentou queda de 20,8% e o de vestuário teve queda de 18,4% em sua produção.

Investimentos

No que tange à importação de máquinas e equipamentos no Estado de São Paulo, nos primeiros nove meses de 2015, houve queda de 24,8% em relação ao mesmo período de 2014. O montante recuou de US$ 223 milhões, em 2014, para US$ 167 milhões, em 2015.

Varejo

No acumulado de janeiro a julho de 2015, em relação ao mesmo período de 2014, o volume de vendas caiu 6,4% e a receita nominal, 3,7%. No comparativo entre junho de 2015 e o mesmo mês de 2014, houve redução de 12,2% em volume de vendas e de 8,5% na receita nominal.

(Redação - Agência IN)