Após decisão do TCU, Dilma tem 1ª reunião com os 31 ministros

Veículo: G1.com

Seção: Política

Um dia após o Tribunal de Contas da União (TCU) ter recomendado a rejeição das contas do governo de 2014, a presidente Dilma Rousseff se reunirá pela primeira vez com a nova equipe ministerial, anunciada na reforma da última semana. A presidente se encontrará com os 31 ministros às 16h, no Palácio do Planalto.

A decisão do TCU representou uma derrota para o governo. O tribunal entendeu que houve irregularidades nas contas de 2014, como as chamadas "pedaladas fiscais". Agora caberá ao Congresso votar se aceita ou não a recomendação. Em último caso, a reprovação das contas pode suscitar uma abertura de processo de impeachment da presidente.

A necessidade de ampliar o diálogo com a base aliada no Congresso foi um dos motivos alegados pela presidente para realizar a reforma ministerial. O tema da reprovação das contas passa a ser prioritário para a Presidência.

No início da manhã desta quinta, a secretaria de imprensa chegou a informar que haveria uma entrevista coletiva dos ministros Luís Inácio Adams (Advocacia-Geral da União) e Nelson Barbosa (Planejamento) sobre a decisão do TCU. A assessoria do Ministério da Justiça também informou que o ministro José Eduardo Cardozo participaria.

Depois, as duas assessorias disseram que a coletiva não ocorreria. A explicação da secretaria de imprensa é que a entrevista estava prevista na noite desta quarta, mas a previsão não se confirmou.

08/10/2015 08h14 - Atualizado em 08/10/2015 13h10

Após decisão do TCU, Dilma tem 1ª reunião com os 31 ministros
Ela vai se encontrar com a equipe às 16h, no Palácio do Planalto.
Nesta quarta, TCU recomendou a rejeição das contas do governo de 2014.

Do G1, em Brasília

PUBLICIDADE

saiba mais

Dilma anuncia reforma com redução de 39 para 31 ministérios
TCU recomenda ao Congresso reprovar contas do governo de 2014

Votação no TCU
Esta foi a segunda vez na história que o TCU recomenda ao Congresso a rejeição das contas de um presidente. A primeira foi em 1937, durante o governo Getúlio Vargas. Na ocasião, o Congresso não seguiu a recomendação do tribunal.

As irregularidades apontadas pelo TCU somam R$ 106 bilhões, sendo R$ 40 bilhões referentes às “pedaladas fiscais”.

Para o relator do processo no tribunal, Augusto Nardes, ao adotar manobras para aliviar, momentaneamente, as contas públicas, o governo desrespeitou princípios constitucionais e legais que regem a administração pública federal. O cenário no ano passado foi classificado por ele como de “desgovernança fiscal”.

Defesa
Presente à sessão, o advogado-geral da União,Luís Inácio Adams, negou que o governo federal tenha violado a Lei de Responsabilidade em 2014. Ele também rebateu a acusação de que que o pedido de afastamento de Nardes tenha sido um ataque do governo à Corte.

“Apenas registrar que, ao contrário do que se estabeleceu ou se disse politicamente por políticos ou por outras autoridades, de que se tratava de ataque à Corte, não se trava e nunca se tratou. Tanto que eu nunca questionei o parecer da área técnica. Aliás, disse que respeito. Posso divergir, mas respeito”, afirmou.

Repercussão
Partidos de oposição argumentam que a rejeição das contas configuraria crime de responsabilidade e daria base para a abertura do processo de impeachment da presidente.

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), afirmou que a decisão do TCU  é "histórica" e demonstra que o governo "cometeu sucessivas ilegalidades para vencer as eleições."

O governo divulgou uma nota sobre decisão. "Os órgãos técnicos e jurídicos do governo federal têm a plena convicção de que não existem motivos legais para a rejeição das contas", diz o texto, assinado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

A nota lembra que a decisão do TCU é um "parecer prévio" que ainda terá de ser submetido à avaliação do Congresso.