3D Systems lança novo sistema de impressão 3D feita diretamente sobre tecidos

Veículo: Stylo Urbando

Seção: Tecnologia

A fama da empresa 3D Systems começou com a criação da primeira máquina de impressão 3D comercial, inventada em 1989. Desde esse tempo, o mercado tem se expandido a partir de aplicações de natureza estritamente industriais para abranger mais sistemas baseados no consumo, e uma infinidade empresas que utilizam impressão 3D estão competindo por um lugar no topo de setores criativos, incluindo o mundo em constante evolução da moda.

E, como a impressão 3D de produtos de moda se tornou acessível para as pessoas terem em sua casa, o inventor da impressão 3D tornou ainda mais fácil para qualquer consumidor para imprimir em 3D os seus próprios tecidos através da nova plataforma Fabricate.

A designer de impressão 3D, ​​Jessica Lisagor, apresentou num evento como a 3D Systems planeja conquistar e remodelar a indústria da moda usando sua linha de impressoras 3D Cube e a plataforma Fabricate. Jessica Lisagor apresentou como pequenas peças de plástico PLA são impressas em tecido especial, que podem depois ser costuradas em roupas e acessórios criar peças diferentes e criativas.

O método de impressão 3D em tecido de malha de Jessica Lisagor começou com uma combinação de suas experiências. “O processo começa primeiro imprimindo a camada da “placa” (usando filamento PLA), que atua como uma fundação para o tecido e design têxtil para se conectar. Dependendo da forma da impressão têxtil, uma “placa” de PLA adequadamente impressa é criada na superfície de impressão da cubo 3.

Veja no vídeo abaixo como a Cubo 3 faz a impressão da placa de PLA em cima e embaixo do tule de malha que vai depois ser aplicado sobre a peça de roupa.

Tipos de impressões 3D de filamento PLA sobre tule de malha. Atualmente o material é só plástico mas a empresa espera que novos filamentos que imitam metais, madeira, mármore e cerâmica possam ser utilizados.

Jessica Lisagor criou dezenas de modelos diferentes de aplicações sobre tule para mostrar que você pode personalizar suas roupas da forma que quiser. As aplicações das placas de PLA para roupas são apenas o primeiro passo da plataforma Fabricate que vai lançar outras novidades em breve para baixar pelo site e imprimir em casa.

Os objetivos futuros da designer Jessica  Lisagor com os têxteis envolve o uso de impressoras da 3D Systems para combinar diferentes tipos de filamentos juntos. “O sistema de cartucho tem algumas grandes vantagens incorporadas e acho que nos próximos projetos surgirão mais novidades”, disse ela. “Você vai poder combinar dois materiais de impressão diferentes sobre tecido ou outro material em sua casa com sua impressora 3D de mesa.”

A 3D Systems certamente vê um lugar especial para a impressão 3D no mundo da moda e do design, mas em vez de focar nos estilistas famosos como das outras vezes, a empresa quer que esta extensão da moda comece nas casas dos entusiastas dessa tecnologia. E agora, após a libertação oficial da plataforma Fabricate, os interessados ​​podem começar a implementar a plataforma em casa ou em seus próprios estúdios.

No site da Fabricate, há três desenhos de placas para imprimir, mas a 3D Systems planeja lançar mais modelos em uma base mensal, juntamente com colaborações com designers de moda para demonstrar as possibilidades da tecnologia. Os pacotes da Fabricate podem ser adquiridos no site da 3D Systems com todas as especificações. Vai chegar o tempo em que nós poderemos baixar o design de uma roupa pela internet e imprimi-la rapidamente em casa com tipos diferentes de materiais e cores.