Inscrições para palestra sobre Bloco K encerram-se nesta sexta-feira

Os impactos da nova obrigatoriedade do SPED Fiscal (Bloco K) na produção da indústria serão o tema de um bate-papo entre a Senior, associados ao Sintex e à Intersindical Patronal. O evento ocorre no dia 25 de agosto, às 10h, no auditório do Senai Blumenau, na Rua São Paulo. Para participar, os interessados devem inscrever-se até esta sexta-feira (22), pelo e-mail marketing@sintex.org.br.

O Bloco K é uma obrigatoriedade do SPED Fiscal que vai exigir que indústrias, empresas similares e atacadistas reportem suas movimentações internas de produtos mensalmente à Receita Federal através da entrega da EFD (Escrituração Fiscal Digital) a partir de 1º de janeiro de 2016. É mais um bloco de informações com os dados das fichas técnicas dos produtos, das perdas ocorridas, das ordens de produção, dos insumos consumidos e da quantidade produzida que precisará ser entregue em arquivo digital, como já é feito com as demais obrigações fiscais. Com isso, o Fisco conhecerá o processo produtivo e a movimentação de cada item de estoque, o que vai possibilitar o cruzamento quantitativo dos saldos apurados eletronicamente pelo SPED com os informados pelas indústrias, através do inventário.

Com este controle, a Receita visa erradicar as práticas de nota fiscal espelhada, calçada, dublada, subfaturada ou meia-nota, além da manipulação das quantidades de estoques por ocasião do inventário físico.