Canal de comunicação diferenciado leva descontração ao ambiente de trabalho

Com dicas para o cotidiano, estratégia da Brandili foca no macroambiente para chamar a atenção.

A comunicação interna é um dos pontos fundamentais dentro de uma empresa. Mais do que disseminar informações, ela ajuda a melhorar o desempenho corporativo quando atenta às necessidades da equipe. Ferramentas cada vez mais diferenciadas e com foco no macroambiente estão sendo utilizadas por grandes organizações para se aproximarem do colaborador. Dentre várias estratégias, a Brandili, uma das maiores indústrias brasileiras quando se fala em vestuário infantil, aposta nos informativos “Papo de Mulher” e “Papo de Homem” para estreitar esse relacionamento. Trata-se de um canal de comunicação que passa mensagens de caráter educativo e com conteúdo mais leve e descontraído para o dia a dia dos mais de 1,5 mil colaboradores.

Lançado há um ano, o programa busca atender necessidades específicas do público feminino e masculino que vão além da empresa. A edição mensal do “Papo de Mulher” e “Papo de Homem”, é fixada nos banheiros e traz assuntos do universo da mulher e do homem, com temas sugeridos pelos próprios funcionários, que participam ativamente com ideias. Para mulheres, os temas variam de receitas de bolo e dicas de maquiagem até lições de autoestima, já para os homens, o esporte domina. A coordenadora de Comunicação da Brandili, Andressa Furman Marchiorato, conta que algumas edições valem para ambos, como por exemplo, cuidados com a saúde, dicas de bem-estar e de leitura, orientações sobre educação dos filhos, brincadeiras em família e segurança no trânsito. “Quando pensamos em público interno, temos que levar em conta que temos diversos segmentos. São perfis diferentes: temos homens, mulheres, gerações X, Y, Z e Baby Boomers. Por isso, devemos trazer informações que agreguem a todos. A linguagem simples e o jeito informal de comunicar geram proximidade. É uma ação de baixíssimo custo e que tem um impacto bastante positivo na forma com a qual a empresa se comunica com os funcionários. Os colaboradores, especialmente as mulheres, levam para casa, e constantemente precisamos repor o material, impresso em formato A4 colorido, com layout atrativo”, explica.