Inadimplentes já somam 56,4 milhões no país

Veículo: Folha de S. Paulo

Seção: Mercado

O Brasil tem 56,4 milhões de inadimplentes, com dívidas que, somadas, totalizam R$ 243 bilhões, segundo levantamento da Serasa Experian de 30 de junho deste ano.

É o maior patamar de inadimplência registrado pela empresa na comparação semestral do cadastro, iniciada em junho de 2012.

Os dados mostram que 2,3 milhões de consumidores a mais ingressaram no cadastro da Serasa em relação a 30 de junho de 2014, quando somaram 54,1 milhões.

São consumidores que não conseguiram pagar dívidas bancárias (financiamento de carros, imóveis etc.) ou contas de luz, água, telefonia, além das feitas no varejo.

A empresa decidiu neste ano mensurar os dados de inadimplência no último dia de cada trimestre e fazer as comparações do cadastro de forma semestral.

Mas, se consideradas as metodologias anteriores, o número de junho deste ano quase encosta no maior já registrado: 57 milhões em 31 de agosto de 2014. Na ocasião, dois bancos haviam fornecido novos dados de devedores à Serasa, o que pode ter ajudado a elevar o patamar.

PESO DO DESEMPREGO

Pesquisa feita pela empresa com 1.274 consumidores mostrou que, para 64% deles, o desemprego e o aumento do custo de vida dificultaram o controle das finanças.

Entre os entrevistados, a maior parte (55,3%) diz que corta despesas quando falta dinheiro ou pede ajuda a familiares e amigos (16,3%). Mas um grupo significativo admite recorrer ao aumento das dívidas ou à inadimplência: 13,7% disseram que não pagam o total de sua fatura de cartão de crédito, 7,69% recorrem ao cartão de crédito e 6,99% seguem consumindo e deixam de pagar contas.

Com a alta do desemprego e dos juros, o número de inadimplentes deve continuar subindo, segundo a Serasa.

Em maio deste ano, 14 milhões de cartas com aviso sobre atraso no pagamento foram enviadas, o maior número em 12 meses. Na média, as empresas negociam o pagamento das dívidas por 60 dias e então pedem à Serasa que envie aviso ao consumidor. Caso ele não pague, seu nome é incluído na lista suja.

O número de consumidores que buscam renegociar suas dívidas pela internet também vem crescendo. De janeiro a julho deste ano, 9,6 milhões acessaram o serviço gratuito "Limpa Nome Online," da Serasa, um aumento de quase 55% na procura.