Comércio no Dia dos Pais tem primeira queda desde 2005, diz Serasa

Veículo: Folha de São Paulo

Seção: Mercado

As vendas do varejo na semana do Dia dos Pais tiveram a primeira queda anual desde que o indicador foi criado, em 2005, informou nesta segunda-feira (10) a empresa de análise de informações de crédito Serasa Experian.

Segundo a companhia, as vendas no período caíram 5,1% entre 3 e 9 de agosto sobre um ano antes. Considerando somente o fim de semana, de 7 a 9 de agosto deste ano, houve queda de 1,4% na comparação com o fim de semana equivalente do ano anterior (8 a 10 de agosto).

"A crise econômica pela qual atravessa o país, marcada pela alta da inflação, dos juros no crediário, pelo aumento do desemprego e pela queda da confiança dos consumidores, afetou negativamente o desempenho do varejo neste Dia dos Pais", disse a Serasa em comunicado.

Na cidade de São Paulo, as vendas na semana do Dia dos Pais caíram 4,7% ante semana equivalente no ano passado. Já no fim de semana, a baixa foi de 3,9% na mesma base de comparação.

PERSPECTIVAS

A FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) estima que o faturamento total no varejo registrou baixa de 4,5% em relação a 2014 (descontada a inflação), ou aproximadamente R$ 1,8 bilhão a menos do que no ano passado.

"Além do cenário desfavorável, o Dia dos Pais não tem o mesmo apelo do Dia das Mães. O filho pode até comprar um presente mais barato, mas não deixa de presentear a mãe. Já o pai, dependendo da situação, corre o risco de não receber nada", diz o assessor econômico da FecomercioSP Vitor França.

O cenário ruim para o comércio deve continuar durante as próximas datas comemorativas. "A venda de brinquedos no Dia das Crianças também deve cair, e o Natal deve sofrer bastante, com o pior resultado desde 2003, pelo menos" afirma França.

Neste ano, o Dia das Mães, a Páscoa e o Dia dos Namorados já haviam decepcionado, mostrando que nem as datas comemorativas mais importantes no calendário dos comerciantes estão conseguindo contribuir para a aceleração do consumo.