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Brasil Fashion quer divulgar a importância do ensino profissional

Veículo: Estadão

Seção: Blogs - Radar do Emprego

a noite da próxima quinta-feira, dia 13, modelos como Isabeli Fontana, Ana Beatriz Barros, Carol Trentini, Lais Ribeiro, Luciana Curtis, Viviane Orth, Cintia Dicker e Bruna Tenório estarão na passarela montada no Estúdio Quantas, na Vila Leopoldina, apresentando novas coleções da moda, como é habitual para essas estrelas. Desta vez, porém, os criadores das coleções não são estilistas famosos, mas os nove vencedores da competição promovida pelo Senai em suas unidades de todo o País voltadas para o ensino profissionalizante de tecnologia têxtil, confecção e moda.

Chamado de Brasil Fashion, o evento foi desenvolvido pela Samba Marketing ao Vivo para o Senai/CETIQT – Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil.  E assim como a Olimpíada do Conhecimento e a  WorldSkills, o objetivo da Brasil Fashion é fortalecer e divulgar a educação profissional, por meio do apelo e da visibilidade do segmento de moda, segundo os organizadores.

Assim, o glamour do desfile e da profissão de estilista serve de chamariz para as possibilidades profissionais do segmento. O Senai tem grande procura por vagas para formação de técnicos em modelagem, operadores de máquinas industriais, além de costureiras e técnicos na área de fiação.

Produção. A indústria também ganha. “É importante desenvolver toda a cadeia, que engloba costureiras, modelistas, estampadores e alfaiates, entre outros, para que todo o setor se fortaleça”, afirma José Victor Oliva, CEO da Holding Clube da qual a Samba faz parte.

Para chegar aos finalistas, as unidades do Senai escolhem os melhores das unidades onde há cursos voltados para o segmento. Depois há as etapas estadual e nacional. Os selecionados receberam a orientação dos consagrados estilistas Alexandre Herchcovitch, Lino Villaventura e Ronaldo Fraga  para desenvolvor as coleções para a Brasil Fashion.

Os jovens também têm à disposição, para apresentarem as criações, uma grande infraestrutura, que segundo os organizadores é semelhante àquela utilizada por s marcas de prestígio internacional: cenografia, ambiente para coquetel, uma grande passarela e produção audiovisual.

Staff. “Além dos estilistas mentores, temos a participação dos consultores Letícia Abraham e Jackson Araújo, ambos da WGSN; do stylist Daniel Ueda; do consultor de modelagem Wilson Ranieri; da modelo Barbara Berger; do maquiador Henrique Martins; do produtor musical Max Blum; e do fotógrafo Weber de Pádua”, afirma Santiago de Pádua, diretor de atendimento da Samba.

As unidades do Senai-CETIQT possuem plantas-piloto que reproduzem o ambiente fabril e de uma confecção. A instituição também conta, de acordo com informações oficiais, com uma rede integrada de laboratórios e uma área de inovação, estudos e pesquisas com foco em antropometria, comportamento e consumo, cor, design, economia criativa, prospecção tecnológica e mercadológica, sustentabilidade e responsabilidade socioambiental.

‘Queremos que o aluno compreenda todas as etapas de desenvolvimento de uma coleção’

Inspirados no tema “Escolhas que emocionam”, cada um dos nove selecionado para o Brasil Fashion deu um nome para sua coleção: Tiago Prado (PA) – “Ismael e Adalgisa”; Willame Knowles (MA) – “A alta costura do chifre furado”; Jéssica Cerejeira (RN) –“Habite-me”; Laís Alves (PB) – “Afrounk”; Natália Menezes (MG) – “Tomie”; Michel Cardoso (RJ) – “Barroco de Lírios”; André Fortes (SP) – “Cobertos pelos Descobridores”; Amanda Castro (PR) – “Casamento metafórico”; Sabrina Bublitz (SC) – “Costurando Raízes”.

“O desfile é a apoteose do estilista. Queremos que os alunos tenham a experiência completa, que compreende todas as etapas de desenvolvimento de uma coleção e culmina no momento de apresentá-la para imprensa, empresários e formadores de opinião do mercado da moda”, aforma o coordenador do projeto e gerente de Inovação Estudos e Pesquisas do Senai CETIQT, Flávio Sabrá.



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