Cores, formas e texturas na moda

Veículo: Audaces

Seção: Criação

Por Greice Verrone
Designer de Moda

Na Índia e na China, o poder das cores é estudado há milhares de anos, e sua aplicação se dá em forma de energias que influenciam todos os aspectos da vida. Para os budistas e hindus, os chacras (centros energéticos do corpo) são regidos por cores, que colaboram para o equilíbrio entre o material e o astral, fazendo com que saúde, sorte e sanidade sejam sempre preservadas.

As premissas de paleta com cores claras no verão e escuras no inverno não existem mais, logo, é preciso estudar a personalidade e as características da sua coleção. Verde-claro acalma, azul marinho inspira confiança. "O primeiro é um clássico nos uniformes de escolas, da Marinha e da Aeronáutica. Já o verdinho imprime calma e esperança, cor muito usada em hospitais e prisões", o vermelho está ligando à terra, é fonte de energia, transmite um estado de alerta, além de apelo de fetiche.

Preto e branco são clássicos também cheios de significado. O primeiro é resultado da ausência de cor, mas na moda chega com firmeza e funciona até como escudo, transmite sobriedade, elegância e mistério. Como toda cor escura, tende a diminuir a superfície, por isso, a cor preta dá ideia de emagrecimento. Já o branco é o somatório de todas as cores. "Transmite pureza, paz e tranquilidade".

As estampas, por sua vez, também têm apelo. Desenhos de flores e estampas étnicas combinados com as cores claras possuem efeito calmante, além de traduzirem feminilidade, harmonia, comunhão, equilíbrio, ternura, fragilidade e conforto. Desenhos geométricos remetem à modernidade.

As texturas na moda também devem ser analisadas na hora de criar uma coleção. Na escolha dos tecidos, além do caimento, é preciso pensar no que cada material vai transmitir. A seda, por exemplo, de toque suave e macio, reflete delicadeza, romantismo e feminilidade. Já o couro, que é um tecido pesado ligado à rebeldia do rock in roll, se combinado com cores suaves e o toque suave da camurça, pode ficar romântico e moderno.

O mais importante, porém, é a combinação dos elementos que podem definir a personalidade das peças. Uma camisa de seda com uma estampa animal print, por exemplo, passa uma impressão diferente de uma camisa de seda com estampa floral rosa.

A mistura dos elementos cores, estampas e texturas na moda possibilita várias opções de combinações. Ainda assim, é importante conhecer um pouco da história e da origem dos materiais usados nas suas criações.