Roupa feita de garrafas de 7-up

Veículo: GBLjeans

Seção: Notícias

Durante a semana de Almedalen, encontro de partidos políticos aberto ao público para discutir os caminhos futuros do país, realizado anualmente em julho na Suécia, sempre tem uma parte reservada à moda. No ano passado, uma empresa mostrou o jeans usado que virou vestido de malha. Na edição que termina no domingo, 5 de julho, uma designer local – Karolina Nilsson - mostrou o conjunto de colete e calça de alfaiatria, que desenvolveu usando o tecido OrganoTex, feito à base de fios produzidos com o plástico de garrafas PET que, para este projeto, usou apenas garrafas de 7-UP.

O tecido assumiu o tom verde do recipiente no qual o refrigerante é envasado, sem adição de corantes, avisa a empresa Organoclik, responsável pelo desenvolvimento do artigo, fabricado por uma indústria de Taiwan. Além do apelo ecológico, visando reduzir o descarte de plásticos no planeta, a roupa feita por Karolina incorpora outro viés, uma vez que as garrafas foram recolhida por uma instituição budista de caridade, a Tzu Chi, também de Taiwan.

O OrganoTex tem propriedade repelente à água, aplicada a partir de produtos químicos livres de fluorcarbono, material considerado agressivo à saúde humana. Segundo a Organoclick, a tecnologia do tecido usa catalisadores à base de plantas para repelir a água, formando o que chama de “moléculas gordas”, enquanto a construção têxtil se parece com a superfície das folhas da flor de Lótus.