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Impactos com a retração do varejo

Veículo: Valor

Seção: Economia

Os seguros nas modalidades prestamista e garantia estendida, considerados como os mais populares do ramo, seguem trajetórias distintas no desempenho de vendas neste ano. O ramo prestamista, que faturou R$ 7,7 bilhões em 2014, ganha maior receptividade no mercado ao se alimentar do próprio medo que acomete boa parte dos brasileiros ao fazer um empréstimo ou um financiamento: a retração da economia, inflação alta e a possibilidade de perda súbita de renda, com o desemprego.

Com isso, o segmento deve voltar a crescer neste ano na faixa de dois dígitos, pouco abaixo dos 20% registrados em 2014. No primeiro quadrimestre de 2015, o setor cresceu 14%, com a arrecadação de prêmios totalizando R$ 2,6 bilhões, ao se comparar com igual intervalo do ano passado. O ramo de garantia estendida, que faturou cerca de R$ 3 bilhões em 2014, no entanto, segue caminho distinto especialmente pela redução das vendas do seu principal indutor: o comércio varejista.

Nos quatro primeiros meses deste ano, o segmento contabilizou um total de R$ 1 bilhão em prêmios diretos, queda de 5% na comparação com igual período de 2014. "O setor está andando de lado, com as vendas do comércio varejista em queda. É um ramo que ficou caro, com valor alto em relação ao bem assegurado. Produtos com preços entre R$ 100,00 e R$ 200,00 têm garantia estendida ao custo médio de R$ 20,00. É, sem dúvida, um produto que tem que ser melhorado", diz Lauro Farias, assessor da diretoria da Escola Nacional de Seguros.

Do lado do segmento prestamista, pesa muito a favor do incremento dos negócios a maior sensibilidade ao risco do comprador no sentido de proteger seu bem adquirido e, por extensão, sua família, com a eventual perda de renda. Lucio Flavio de Oliveira, presidente da Bradesco Vida e Previdência e vice­presidente da Fenaprevi, afirma que, mesmo com o cenário adverso, não há o que reclamar do desempenho do banco no ramo de seguro prestamista. No período janeiro/abril de 2015, a arrecadação de prêmios totalizou R$ 313 milhões, alta de 22,5% sobre igual intervalo de 2014. Para as seguradoras com forte atuação no ramo de garantia estendida, o desaquecimento nas vendas do varejo exigiu mudança de foco no tipo de produto a ser trabalhado com maior acuidade.

É o caso da Assurant Solutions, multinacional americana com presença no mercado brasileiro de seguros massificados há 13 anos. A empresa trouxe dos EUA um modelo de negócio de comercialização de seguros para celulares, já firmado com a operadora T­Mobile. No Brasil, é parceira das três principais operadoras de telefonia móvel (Claro, TIM e Oi) e juntas lançaram diversos modelos de seguros com proteção contra roubo, furto e oxidação dos aparelhos.

Os negócios da Assurant no segmento de seguro para smartphones se tornaram uma estratégia de diversificação de negócios. Em 2014, a base de segurados cresceu 46% e o volume de prêmios no segmento mobile (smartphones e tablets) teve expansão de 62%. A estratégia segue com sucesso no primeiro quadrimestre de 2015, com crescimento acima de 50% nas vendas do segmento, constata Vladimir Freneda, diretor marketing e vendas da Assurant Solutions.



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