Cativa Beneficiamentos comemora 20 anos

A Cativa Beneficiamentos, em Apiúna, comemora 20 anos nesta sexta-feira (19/6) com tecnologia para atender além do Grupo Cativa. A empresa conta com cerca de 150 funcionários e faz todo o serviço de tinturaria e impressão de estampas rotativas nas malhas usadas para produção de peças das coleções das oito marcas do grupo.

Atualmente, a capacidade de produção da Cativa Beneficiamentos é de 14 toneladas por dia. A excelência no trabalho feito em Apiúna despertou também o interesse de outras empresas da região e hoje 30% da capacidade produtiva é usada para atender a terceiros.

A empresa também conta com uma estação de tratamento por onde passa toda a água usada no processo de beneficiamento. O local é referência na região e recebe visita de alunos principalmente em datas alusivas ao meio ambiente.

História

Em 1995, Gilmar Rogério Sprung recebeu uma proposta de compra de uma tinturaria em Apiúna. O empresário então fez uma oferta em uma folha de rascunho antes mesmo de olhar as instalações. Em poucos dias o negócio estava fechado. Foi necessário fazer melhorias nas máquinas, captação de água e tratamento de efluentes para que a Cativa Beneficiamentos pudesse enfim funcionar como o desejável. Após as adequações a empresa começou se tornou um negócio lucrativo, pois a Cativa não precisava mais terceirizar o serviço de estamparia e tinturaria e ainda conseguia oferecer os mesmos a outros clientes.

(Foto: Daniele Peiker)