Dono da Zara desbanca Warren Buffett como segundo mais rico do mundo

Veículo: Veja.com

Seção: Economia

Dono do grupo Inditex, que controla a marca varejista Zara, o espanhol Amancio Ortega avançou para a segunda posição entre os mais ricos do mundo, segundo a Bloomberg. O empresário foi beneficiado pela valorização das ações da Inditex e viu sua fortuna chegar a 71,5 bilhões de dólares em 2 de junho. O bilionário Bill Gates, que encabeça a lista, acumula um patrimônio de 85,5 bilhões de dólares, segundo a Bloomberg, enquanto Buffet tem investimentos da ordem de 70,2 bilhões de dólares.

O empresário espanhol é dono de 60% das ações da Inditex, que fabrica, além da Zara, as marcas Massimo Dutti e Stradivarius.

Apesar do patrimônio bilionário, Ortega vive com sua segunda esposa, Flora, num discreto apartamento em La Coruña, na costa atlântica espanhola. Nas raras entrevistas que deu à imprensa, Ortega conta que usa sempre as mesmas roupas (camiseta polo verde e calça) e come diariamente no restaurante da empresa, junto com os demais funcionários.

Apesar da vida relativamente espartana, o espanhol comprou recentemente a torre de escritórios mais alta de Madri, a Torre Picasso, por 536 milhões de dólares. O empresário possui ainda um jato Global Express BD-700, da canadense Bombardier, avaliado em 45 milhões de dólares.